Da prevenção de câncer até o controle de infecções, essa fruta possui propriedades maravilhosas que farão toda a diferença no seu organismo. Para quem busca por uma vida mais saudável, o limão é um alimento que não pode faltar na mesa. Confira agora o nosso artigo e conheça todos os benefícios incríveis do limão!

Prevenção de Câncer

De acordo com alguns estudos, compostos encontrados no limão ajudam na luta contra o câncer de pele, boca, mama, estômago e cólon.

Suas propriedades alcalinizantes e desintoxicantes ajudam a evitar o câncer e, dependendo do caso e estágio, combatem e podem até destruí-lo. A indicação é o consumo de doses diárias do sumo da fruta.

Excelente para o fígado

Outra conhecida vantagem do limão é a sua capacidade em liberar as toxinas do corpo e melhorar a função do fígado. O aumento da produção de bile, ácido essencial à digestão, ajuda a quebrar as gorduras e lipídios.

Além disso, sua composição atômica é bastante semelhante à dos fluidos digestivos e a da saliva, o que contribui para a eliminação de matérias indesejáveis e toxinas.

Ajuda a controlar infecções

Como os limões possuem elevada quantidade de vitamina C, o seu consumo contribui para fortalecer o sistema imunológico. Com isso, o seu organismo fica protegido de diversas infecções virais, como gripes e resfriados.

Outras substâncias, como o cálcio, magnésio, bioflavenóides, pectina e limoneno também promovem o sistema imunitário e combatem infecções.

conheça os benefícios extraordinários do limão! - ajuda a controlar infeccoes

Contribui para a redução do peso

O limão é um forte aliado na perda de peso, já que desintoxica o organismo, tem ação diurética e aumenta a sensação de saciedade.

A dica é espremer meio limão, sem açúcar, em um copo de água e beber meia hora antes das refeições. Essa receita ajuda a limpar o intestino e a eliminar o excesso de gordura e de muco acumulado nesse órgão.

Equilibra os níveis de pH

Mais um benefício incrível dessa fruta. Apesar de ácido no sabor, o limão age como um elemento alcalinizante, contribuindo para equilibrar a acidez do sangue e ajudar a regular os níveis de pH.

Para reforçar sua capacidade alcalinizante, o limão deve ser tomado com raízes, frutas, folhas e sementes (germinadas).

É excelente para quem possui hipertensão arterial

Como as pessoas que não consomem a quantidade suficiente de potássio têm maiores riscos de serem afetadas por distúrbios cardiológicos, o limão se torna uma excelente alternativa, já que contém uma quantidade significativa de potássio.

Para garantir os seus efeitos de diurético natural, recomenda-se acrescentar gengibre e alho ao suco de limão.

Evita o envelhecimento precoce

Devido ao alto teor de vitamina C, A e E – que são excelentes antioxidantes -, o limão ajuda a prevenir o envelhecimento das células e a neutralizar os radicais livres.

Assim, suas propriedades diminuem e ajudam a prevenir as rugas e manchas causadas pelo tempo, limpando e rejuvenescendo o aspecto da pele.

bioflavenóides - evita o envelhecimento precoce

Ajuda a reequilibrar o corpo após atividades físicas

O que acontece durante a prática de exercícios físicos é que, por meio do suor, perdemos eletrólitos (minerais, como o sódio, potássio e cloreto).

Beber água mineral com algumas fatias de limão ajuda a acelerar o processo de reequilíbrio desses minerais perdidos.

Acelera o metabolismo

Diversas pessoas que buscam perder peso tomam um copo de água com limão antes dos exercícios físicos. E elas estão certas! O limão acelera o metabolismo, além de possuir fibra pectina, responsável por reduzir as ânsias de fome.

Por ser rico em ácido cítrico, o limão também contribui para a queima de gorduras. Vale lembrar que somente água com limão não emagrece, mas apenas serve como ajuda na dieta.

Ótimo para o estômago

O limão é bastante utilizado para aliviar diversos problemas de digestão, como, por exemplo, náuseas, azia e parasitas. Além disso, essa fruta também atua como um ótimo purificador do sangue.

Rico em vitamina C, tiamina, riboflavina, fósforo, cálcio e ferro, o limão é uma fruta poderosa e importante para o nosso cotidiano. Por isso, aproveite as nossas dicas e passe a incluir o limão no seu cardápio. Gostou do nosso artigo? Você conhece mais algum benefício do limão? Então, aproveite o nosso espaço e deixe o seu comentário!