Gentileza gera um trânsito melhor!

Você se considera um bom motorista? Há um grande debate sobre o assunto e as boas práticas ao volante… para alguns dirigir bem está ligado ao tempo de carteira e experiência, para outros diz mais respeito às leis de trânsito.

O fato é que não há nada mais triste do que perder uma pessoa querida por conta de uma imprudência ao volante. Pensando nisso, buscamos conscientizar a todos sobre o Movimento Maio Amarelo, uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

 

 

A campanha tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes em acidentes de trânsito. Colocar este assunto em pauta é essencial para mobilizar toda a sociedade e órgãos responsáveis em prol de uma direção segura ao volante.

Regras para um trânsito seguro:

“Nós somos o trânsito” é um estímulo à reflexão da sociedade sobre suas ações no dia a dia nas vias. Que tal fazer um check list para ver se você se identifica? Separamos 10 itens para você avaliar se você é um bom motorista. Verifique sua pontuação!

1. Tenho conhecimento (2 pontos)

É necessário conhecer e entender as leis de trânsito. Só assim você poderá circular com mais segurança e saber como se portar na condução do seu veículo.

2. Tenho calma (2 pontos)

Não seja um motorista sem paciência e agressivo no trânsito. Em situações complicadas, mantenha sempre a calma. Só assim conseguirá resolver a situação e evitar um desgaste desnecessário.

3. Tenho atenção (2 pontos)

Quando você estiver dirigindo, nada de estar distraído, com o pensamento longe ou mexendo no celular. O foco deve estar ao volante, em alerta constante sobre a movimentação ao seu redor. Com isso, as chances de evitar são maiores.

4. Tenho empatia (2 pontos)

Que tal praticar a empatia no trânsito? Lembre-se que os papéis como motorista e pedestre podem se inverter. Se coloque no lugar do outro e veja como poderia ajudar a garantir a sua segurança.

5. Tenho respeito (2 pontos)

Tenha respeito às leis de trânsito e respeite as pessoas com prioridade. Não buzine ou acelere seu carro para o pedestre passar mais rápido, por exemplo. Respeite o direito do outro e a sua segurança e bem estar.

6. Tenho consciência (2 pontos)

Lembre-se que suas ações podem interferir não só na sua vida, como na vida de outras pessoas.  Respeite os limites de velocidade e tenha ciência das suas responsabilidades como motorista.

7. Tenho postura (2 pontos)

Mantenha a postura adequada ao dirigir para garantir uma visão adequada do seu veículo e da via. Com isso você pode evitar acidentes e situações de risco.

8. Tenho prudência (2 pontos)

Seja prudente, sempre! Sempre que for mudar de pista sinalize e colabore com a sua segurança e de outros motoristas. Respeitar as regras de trânsito ajudam a ter uma direção mais segura.

9. Tenho precaução (2 pontos)

Estabeleça uma revisão periódica de seu veículo. Além de cuidar da manutenção do seu carro, seu bolso também agradece!

10. Tenho gentileza (2 pontos)

Por fim, busque ser gentil no trânsito.  Saiba ser tolerante e ceda passagem a outros motoristas que desejam trocar de faixa ao a pedestres que querem atravessar a via.

Resultado!

 

Reflita sobre a segurança de todos!

Quem dirige com certeza já deve ter passado por situações complicadas ou já presenciou imprudências de outros motoristas. Para prevenir ou minimizar as conseqüências dos acidentes de trânsito a direção defensiva será sempre a melhor opção. Respeite a vida!