Pesquisas apontam que o trabalho de cuidar de um animalzinho nem se compara aos inúmeros benefícios que eles trazem à saúde. Confira agora a nossa lista com 11 benefícios incríveis de se ter um animal de estimação!

1. Aumenta o senso de responsabilidade

Quando temos um animal de estimação, uma série de responsabilidades, como banho, passeios, alimentação e higiene acabam se tornando parte do nosso cotidiano. Assumir esse compromisso se torna uma imensa aprendizagem para o dono.

2. Um excelente terapeuta para os idosos

O desenvolvimento da mobilidade, dos sentidos, da memória e da sociabilidade são alguns dos benefícios oferecidos pelos animais de estimação aos idosos. Além disso, de acordo com pesquisas, os idosos que possuem cães e gatos se tornam muito mais ativos.

 

3. Ajuda a aliviar o estresse

Diversos estudos apontam que conviver com um animal de estimação promove a sensação de bem-estar e tranquilidade. Assim, o estresse, a depressão e a ansiedade são reduzidas, melhorando a qualidade de vida.

4. Companheiro perfeito para as crianças

Quando uma criança passa a conviver com um animal de estimação, o desenvolvimento de sua sociabilidade e compreensão acerca do mundo é enfatizado. Qualidades como a lealdade, a fidelidade, e a responsabilidade também são desenvolvidas.

5. Reduz a solidão

A companhia de um animal de estimação estimula a interação social. Através dos passeios ou apenas da própria companhia, a convivência promovida pelo animal contribui para reduzir a sensação de solidão.

6. Auxilia no aumento da autoestima

Por meio do carinho, do amor e da atenção, o dono de um animal de estimação compreende como se manter bem é importante para a vida de seu animal. Como consequência, sua confiança e a consciência de sua importância em suas próprias competências se tornam mais acentuadas e elevadas.

7. Diminui o risco de alergias em crianças

Estudos comprovam que a convivência de crianças com animais de estimação ajuda a reduzir o desenvolvimento de alergias. Isso acontece porque, com o convívio, as crianças desenvolvem um sistema imunológico mais forte.

8. Faz muito bem para o coração

Criar um animal de estimação ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides. O resultado disso é a prevenção contra ataques do coração e também outras doenças cardiovasculares.

9. Propicia momentos de diversão

Animais de estimação são excelentes companheiros de brincadeiras. Seja para os adultos ou para as crianças, as brincadeiras contribuem para o crescimento intelectual, social e físico do ser humano, ajudando também no estado de saúde em geral.

 

10. Ajudam a lidar com doenças crônicas

Os animais de estimação têm papel fundamental e positivo para as pessoas que possuem doenças crônicas, sejam problemas respiratórios, cardiovasculares ou, até mesmo, demência e outras doenças psiquiátricas.

11. Incentiva a prática de atividades físicas

Os passeios diários com o seu animal de estimação a parques, praças ou simplesmente uma voltinha pela vizinhança, podem se tornar o primeiro passo a uma rotina de atividades físicas para o seu bem-estar.

Os motivos para ter um animal de estimação são incontáveis e incríveis. Por mais que a responsabilidade seja grande, a cada dia que passa, novas descobertas reforçam os benefícios desse companheirismo.

E você? Tem ou pensa em ter algum animal de estimação? Conta pra gente nos comentários!