Nativo da Ásia, o gengibre vai além – muito além! – da cura de um simples resfriado. Rico em vitaminas e minerais, suas propriedades favorecem os sistemas digestivo, respiratório e circulatório, trazendo benefícios incríveis para a nossa saúde. Aqui listamos alguns deles para você começar a incluí-lo na sua dieta!
- Atua como um ótimo antioxidante e anti-inflamatório
Pessoas que possuem artrite e artrose podem se beneficiar do gengibre para aliviar o desconforto, inchaço e a dor. Já o seu efeito antioxidante auxilia na prevenção de doenças como gripes, resfriados e envelhecimento precoce.
- Combate a enxaqueca
Ainda não se sabe a origem exata da enxaqueca, mas a ótima notícia é que o gengibre é um forte combatente dos sintomas dessa dor de cabeça crônica que, segundo relatório do Ministério da Saúde, atinge entre 5 e 25% das mulheres e 10% dos homens no Brasil. Seu princípio ativo gingerol bloqueia certas substâncias que resultam na dor e estimula a circulação sanguínea, aliviando o incômodo.
- Ajuda a entrar em forma
Por ser um alimento termogênico, o gengibre acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura corporal. Estudos indicam que o seu consumo pode gastar até 10% a mais de calorias ao longo do dia!
- Xô, mau hálito!
Uma vez que estimula o processo digestivo e afasta as bactérias, o gengibre pode ajudar muito a combater os “vilões” do mau hálito. Mas lembre-se: mantenha a sua saúde bucal em dia, escovando bem os dentes e a língua.
- Elimina náuseas e vômitos
Efeitos colaterais como náuseas e vômitos, causados pela gravidez ou quimioterapia, podem ser acalmados e reduzidos através do consumo do gengibre, que possui componentes ativos que influenciam no sistema nervoso, estômago e intestino.
- Alivia desconfortos menstruais
Por ter propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, as mulheres que sofrem de cólica menstrual podem usar o gengibre, por ser um poderoso analgésico natural, como uma boa opção para obter alívio imediato da dor!
- Melhoria da circulação sanguínea
Alguns componentes do gengibre, como minerais e aminoácidos, promovem o fluxo sanguíneo e evitam o risco de problemas cardíacos.
- Imunidade nas alturas
As propriedades antioxidantes do gengibre fortalecem sua imunidade. Mas o que isto significa? Você vai adoecer menos e se recuperar de forma mais rápida.
- Reduz os níveis de colesterol
Por ajudar no aumento da secreção de ácidos biliares, o gengibre pode ser muito valioso para quem possui colesterol alto. Além disso, também ajuda a regular o metabolismo, combater a obesidade e diminuir a pressão arterial elevada.
- Ideal para tratar problemas digestivos
Recomendado tanto de forma preventiva nos problemas digestivos quanto no tratamento das indigestões, o consumo do gengibre se torna um excelente remédio caseiro para distúrbios estomacais.
- Perfeito para os cantores de plantão
Mais um ponto para o gengibre: suas propriedades previnem dores e inflamações na garganta, por isso não se impressione se você ouvir os profissionais da música afirmando que chás, xaropes e balas de gengibre são uma ótima maneira de preservar a saúde da voz.
Seja em forma de suco, óleo, extrato seco ou em pó, o gengibre é considerado uma das mais saudáveis especiarias do mundo. Caso conheça mais algum benefício desse incrível alimento, deixe o seu comentário!