Os pais devem ter em mente que o sucesso de seus filhos é o fruto de um preparo adequado desde a primeira infância até à adolescência, principalmente no lado emocional. Aliás, é este preparo emocional adequado que os permitirão lidar melhor com as adversidades da vida, como as relatadas na série 13 Reasons Why, da Netflix.

E para que você seja capaz de preparar os filhos para a vida da melhor forma possível, listamos alguns conselhos importantes. Leia-os com a atenção e mãos a esta obra esplêndida que é a formação de um ser humano.

O preparo emocional é importantíssimo

Um adulto que sabe lidar com seus sentimentos tem muito mais chances de obter sucesso em seus objetivos de vida do que um que não sabe lidar com a ansiedade, a rejeição ou o medo, por exemplo. Por isso, é importante transmitir os pontos a seguir para os seus filhos.

1. Exercitam a autoconfiança!

Todo ser humano se depara com muitas situações que o faz desacreditar de si mesmo e de suas capacidades. Por isso, é preciso exercitar a autoconfiança dos seus filhos desde cedo. Estimule-os demonstrando que acredita na capacidade deles. Na hora do “puxão de orelha”, dialogue focando no comportamento errado. Se você passar a rotular as crianças — como teimosas, preguiçosas, respondonas e etc. —, elas irão crescer incorporando essa característica à personalidade.

2. Tenham coragem!

Quando a autoconfiança é bem trabalhada, a coragem aflora naturalmente. No entanto, para alguns pontos é preciso criar estímulos para desenvolver este ponto. Por exemplo, se você observa que seus filhos têm medo do escuro, de conversar com as pessoas ou até mesmo de não passar no vestibular, estimule-os a leitura e filmes que tratam destes medos e da superação deles.

3. Desenvolvam a paciência!

Autoconfiança em excesso pode ser ruim e criar adultos impacientes. Se você perceber algum tipo de imediatismo em seus filhos, é importante mostrá-los que cada coisa tem o seu tempo. Você pode demonstrar que nem sempre o que queremos é o melhor para nós naquele momento. Esse exercício pode começar em jogos, nas compras e principalmente em uma viagem de carro com as crianças.

4. Sejam tolerantes!

Tolerância, respeito e paciência formam uma tríade importante para a convivência em grupo. Então, desde cedo é preciso estimular a tolerância para preparar os filhos para a vida. Mostre para eles que o que faz do ser humano tão rico e interessante são justamente as nossas diferenças. Um mundo com todos iguais seria monótono e sem graça. Mas, para apreciar a diversidade humana, é preciso respeitar o que é diferente e até ter paciência com quem não respeita as nossas peculiaridades.

5. Conheçam-se!

É através do autoconhecimento que seus filhos serão capazes de analisar seus próprios sentimentos e definir mais claramente suas metas e objetivos de vida. Então, a partir dos três anos de idade, que é quando a criança começa a se conhecer e projetar racionalmente emoções nos demais, ofereça opções. Ao escolherem, pergunte o porquê daquela escolha. Com o tempo, você pode aspectos práticos e ir para os emocionais, estimulando-os a entenderem seus próprios sentimentos, como a raiva e o ciúme.

Educação é fundamental para preparar os filhos para a vida

Ainda que o desenvolvimento emocional seja fundamental e muito importante, é preciso lembrar que uma pessoa equilibrada ainda pode não ter boas oportunidades sem a formação adequada. Por isso, investir em uma educação de qualidade, no ensino de línguas estrangeiras e no desenvolvimento de outras habilidades — como a educação financeira, o teatro, a música, as artes e a dança —, são fundamentais para que os seus filhos tenham capacidade emocional e habilidades para aproveitar as oportunidades que tiverem na vida. Sem falar que inibem o sedentarismo.

Estes são conselhos básicos, mas fundamentais para preparar os filhos para a vida e reduzir as chances de se tornarem adultos assombrados pela ansiedade ou atordoados pela insônia causada por frustrações. Por isso, esperamos que tenham gostado deles e que curtam nossa página no Facebook e nos sigam no Instagram para receber diversos outros conteúdos como este.