Para você garantir todo o cuidado com o seu veículo, preparamos 6 dicas para manter a pintura nova e impecável. Confira!

1. Nada de manchas na lataria

Algumas situações do cotidiano podem ocasionar manchas que são verdadeiras dores de cabeça para quem busca manter a pintura do carro nova.

Tíner, óleo de freio, goteira de cimento e gasolina são alguns exemplos de produtos que podem prejudicar, e muito, a lataria do seu veículo.

Cuidado também ao estacionar embaixo de árvores. É muito comum as fezes de pássaros acabarem com o verniz e a pintura do carro, já que possuem substância corrosiva. Além disso, as árvores produzem seivas que ficam impregnadas na pintura.

2. Cuidado durante a lavagem

Por mais que a lavagem do seu veículo seja feita por profissionais, alguns erros durante o procedimento e no uso de materiais são bastante comuns. O mais indicado é começar a lavagem por baixo do veículo, evitando que a bucha absorva terra do para-lamas e risque a pintura.

Outra dica é lavar o carro sempre na sombra e com a lataria fria, pois o sol e o calor podem causar manchas de sabão na pintura. Os produtos também devem ser apropriados para lavagem de veículos.

6 dicas para manter a pintura do carro nova - Cuidado durante a lavagem

3. Voltou da praia? Lave o carro

A maresia, que é uma névoa úmida e salgada vinda do mar, acelera a oxidação nas peças que não possuem tratamento de anticorrosão. Peças, como o estabilizador, discos de freio, suspensão e tudo o que tem ferro podem ser afetadas sem que o condutor perceba.

A parte debaixo do veículo também pode ser prejudicada, por isso a importância de lavá-lo completamente e no mesmo dia ou no dia seguinte da viagem. Se você mora na praia, o ideal lavar o veículo semanalmente.

4. Danos devem ser consertados rapidamente

Nem pense em deixar riscos e amassados acumularem para depois levar o seu automóvel em oficinas de funilaria e pintura para resolver tudo de uma vez. Os danos podem ocasionar a oxidação da lataria, deixando o veículo com a aparência de “enferrujado”.

Assim que ocorrer algum problema, tente reparar o mais breve possível para evitar problemas maiores na lataria do seu veículo. E lembre-se de levar a uma oficina especializada para garantir que o serviço seja de qualidade.

5. Proteja o carro contra o calor

A exposição a altas ou baixas temperaturas é extremamente prejudicial ao veículo. Quando exposto a altas temperaturas, o carro pode sofrer rachaduras quase que imperceptíveis, podendo enferrujar futuramente.

A dica para evitar que isso aconteça é estacionar, sempre que puder, em locais cobertos. Outro detalhe é que a alta temperatura pode prejudicar o veículo internamente, como os bancos e as partes plásticas, por exemplo.

6 dicas para manter a pintura do carro nova - Proteja o carro contra o calor

6. Utilize cera para proteger

Uma das vantagens da cera é a sua proteção contra os raios UV, ainda mais se tratando de um país tropical como o nosso. A dica é aplicar a cera após a lavagem, a cada dois ou três meses, para proteger o carro da exposição solar.

Uma cera profissional é o bastante para garantir a pintura do seu carro protegida e com uma ótima aparência. Na dúvida, procure por um local especializado e leve o seu veículo.

Além de manter a pintura do carro nova, é muito importante garantir os melhores cuidados para que o seu veículo esteja sempre em bom estado.

Gostou das nossas recomendações? Alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença na aparência e no estado do seu carro. Se tiver mais alguma dica, deixa para a gente nos comentários abaixo!