Saúde da MULHER

Mulheres…qual foi a última vez que vocês foram ao ginecologista? Se a resposta foi há mais de um ano, acenda o sinal de alerta. O ideal é que as visitas ao especialista sejam realizadas pelo menos uma vez por ano.

Temos também uma parcela de mulheres que nunca foi ao ginecologista. Seja por vergonha, falta de organização na agenda ou condições financeiras para criar uma rotina de consultas.  Mas…fiquem todas tranquilas, porque nós podemos ajudar!  

 

Quando ir ao ginecologista?

A ida ao ginecologista deve ser uma rotina na vida mulher. Deve acontecer como prevenção de doenças, como o câncer de mama e colo útero. Como controle hormonal, sangramentos irregulares, corrimentos e odores, entre outras anormalidades.

Não existe idade certa para iniciar as consultas, vai depender do corpo de cada mulher. O ideal é que seja iniciado já no período da puberdade, sem a necessidade de esperar pela primeira relação sexual. 

Como devo me preparar para a consulta?

  1. Se depilar ou não, a mulher que escolhe.
  2. Agende a consulta fora do período menstrual.
  3. Evite relações sexuais um dia antes da consulta para não alterar o pH.
  4. Não lave a vagina com ducha, pois prejudica o exame papanicolau.
  5. Faça xixi antes da consulta para não causar desconforto.
  6. Não use cremes vaginais por dois dias antes da consulta.
  7. Nada de cremes ou lubrificantes vaginais.

Orientações com o especialista

É fundamental que as mulheres tenham uma conversa sincera e transparente com seu ginecologista. Ele pode ajudar a esclarecer, sobre:  

  • Métodos anticoncepcionais;
  • Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Ciclo menstrual e alterações;
  • Infecções urinárias;
  • Cólica intensa;
  • Autoexame do câncer de mama;
  • Prevenção de doenças ligadas ao sistema reprodutor feminino.

Diagnóstico e tratamento de doenças

Muitas doenças não apresentam sintomas que indiquem a sua presença, como o vírus HIV e HPV. Se não receberem tratamento adequado podem causar sérios danos à saúde da mulher, como esterilidade e complicações na gravidez.

 

 

Importância dos exames 

Exames específicos, como o papanicolau são fundamentais para diagnosticar a existência de doenças no organismo da mulher.  O ginecologista também pode ajudar a diagnosticar cólicas intensas, que podem estar relacionadas a endometriose e pólipos menstruais.

Marque agora a sua consulta!

Para garantir a saúde da mulher é essencial o acompanhamento de um ginecologista. Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende agora a sua consulta com a Vizar! Oferecemos acesso à saúde de qualidade com o menor custo.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!