Considerada a doença do século, a ansiedade atinge 33% da população, segundo a Organização Mundial de Saúde, e 4 em cada 10 brasileiros, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM). Com certeza é um dado preocupante! A boa notícia é que é possível tratar a ansiedade por meio de sessões com psicólogos. Além disso, algumas dicas bem fáceis podem te ajudar a controlar a ansiedade. Vamos a elas?

Antes de tudo, conheça os sintomas da ansiedade

Existem alguns sintomas, físicos e psicológicos, que são fortes indicadores que comprovam que a ansiedade normal do dia a dia se transformou em transtorno. É importante saber que a pessoa que possui ansiedade costuma apresentar vários desses sintomas ao mesmo tempo. Confira alguns deles:

. Enjoo e vômitos
. Respiração ofegante ou falta de ar
. Dor ou aperto no peito
. Dor de barriga
. Tensão muscular
. Nervosismo
. Agitação e preocupação
. Medo constante
. Preocupação excessiva
. Problemas de sono
. Pânico

Dica #1 – Pratique exercícios físicos para relaxar o corpo

Você provavelmente já deve ter ouvido um amigo ou conhecido dizer que, após praticar algum exercício físico, se sente bem mais relaxado e tranquilo. Isso acontece porque a prática de atividades físicas libera endorfina e serotonina, duas enzimas do cérebro que são associadas ao prazer e também bem-estar.

Escolha o esporte que tem mais a sua cara e inclua em seu cotidiano para te ajudar a combater a ansiedade.

Dica #2 – Faça meditação todos os dias

Você não precisa se tornar um verdadeiro monge budista para conseguir meditar com eficiência. Para você ter uma ideia, a meditação já se tornou uma prática bastante comum entre milhares de executivos pelo mundo que buscam fugir da ansiedade e manter o foco no trabalho.

Sente-se em uma posição confortável, inspire e expire lentamente, tentando manter a mente longe de qualquer pensamento. Em poucas semanas, você sentirá toda a diferença. Faça um teste!

Dica #3 – Medo de acontecer x possibilidade real de acontecer

Se você sofre de ansiedade, já percebeu que o medo muitas vezes pode levar a uma crise. E esse medo aparece muitas vezes sem algo real, sendo na maioria das vezes fruto da imaginação de que algo de ruim está por vir. Por exemplo, alguém que tem medo de voar de avião já começa a se sentir mal antes mesmo de embarcar, pois a pessoa começa a imaginar mil coisas!

Mantenha a calma e analise se os seus sentimentos e pensamentos estão indo na mesma direção que o seu medo. Aprenda a lidar com as sensações de uma situação imaginada para manter a calma e tranquilidade da mente.

Dica #4 – Pense somente de forma positiva!

Um dos grandes pilares da ansiedade é o pensamento negativo. Você pensa que algo ruim vai acontecer, que nada vai dar certo, ou até mesmo que alguma crise de ansiedade vai começar a qualquer momento. Não se esqueça da máxima de que as palavras e pensamentos têm força, pois essa é uma grande verdade.

Por isso, pense sempre de forma positiva. Acredite com otimismo e, mesmo nas situações ruins, tire algo de positivo delas.

Dica #5 – Deixe as preocupações longe da mente

Fazer alguns exercícios de autoconhecimento ajuda a compreender melhor os motivos da preocupação. Quando estiver preocupado, anote as razões em um papel com o que depende de você para que o problema seja resolvido.

Se você já fez de tudo para solucionar, fique tranquilo, pois nada mais vai depender de você para ser resolvido, não é verdade?

Dica #6 – Valorize suas noites de sono

Uma noite mal dormida pode atrapalhar o seu dia inteiro. Você se sente cansado, sem concentração, estressado e, com isso, não consegue executar as tarefas do cotidiano. Uma noite mal dormida definitivamente não é saudável!

A ansiedade é amiga da falta de sono. Então, para não passar por este problema, relaxe bem a mente antes de deitar. Leia um livro, coloque uma música relaxante, tome um chá e tente “esvaziar” a cabeça.

Dica #7 – Ocupe a mente com o que realmente te dá prazer

Pintura, leitura, jogos, esportes, artesanato. Enfim, a gente sempre vai encontrar algo que poderá nos oferecer momentos de lazer, prazer e descanso. Para lidar com a ansiedade, uma dica preciosa é separar um tempo para nós mesmos.

Bom, essas foram as nossas 7 maneiras de controlar a ansiedade. Gostou delas ou tem mais alguma dica para compartilhar com a gente? Aproveite o nosso espaço abaixo! Se quiser mais matérias, cadastre-se em nossa newsletter!