Seja para praticar atividades físicas ou simplesmente relaxar, visitar um parque nos permite viver momentos para entrar em contato com a natureza e nos desligar um poucos das responsabilidades cotidianas.

Para quem busca criar momentos de conexão entre a família, os passeios ao parque são sempre uma escolha. Um charmoso piquenique com um belíssimo cenário ao fundo é sempre uma boa ideia, não é mesmo?

A Vizar separou uma lista com 8 parques em BH para conhecer e aproveitar o verde que a capital mineira tem! Se você não é de BH, temos certeza que você vai ficar ansioso para vir curtir as belezas naturais que a capital mineira oferece.

  1. Parque da Serra do Curral

O Parque da Serra do Curral desperta a atenção de quem procura por trilhas ecológicas, diversão, ou deseja apenas contemplar a beleza da natureza. Suas altitudes médias variam entre 1.200 e 1.380 metros, tendo 10 mirantes para desfrutar de uma paisagem incrível.

Animais como a coruja-da-igreja e o falcão-cauré fazem parte do roteiro dos visitantes, que aproveitam um lugar lindo e encantador para relaxar.

Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951 – Mangabeiras
(31) 3277-8120

  1. Parque das Mangabeiras

Com 2,3 milhões de metros quadrados de matas nativas, o Parque das Mangabeiras é conhecido como um dos mais belos parques ecológicos da capital mineira. Basta fazer um passeio por uma de suas trilhas ecológicas para ter a companhia de micos, esquilos e outros animais que habitam o belíssimo parque. O local também possui quadras poliesportivas, brinquedos, quiosques e arenas que comportam shows e teatros.

O Parque das Mangabeiras é muito próximo ao Parque da Serra do Curral. Então caso você tenha disposição e muito fôlego, você pode conhecer os dois do mesmo dia.

Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras
(31) 3277-8277

Você quer cuidar da sua saúde com qualidade? CLIQUE AQUI e cadastre-se GRATUITAMENTE!

  1. Parque Municipal

Inaugurado em 1897, o Parque Municipal é um refúgio no centro de Belo Horizonte. Possui uma área de 600 mil metros quadrados que abrigam 3 lagoas, árvores exóticas e nativas, além de diversos tipos de aves. O visitante também poderá desfrutar de pistas de patinação e cooper, bosques, aparelhos de ginásticas, e várias outras opções para descansar a mente da correria do dia a dia.

É o patrimônio ambiental mais antigo da capital mineira e por ser localizado no centro de Belo Horizonte traz um charme muito especial para a cidade.

Av. Afonso Pena, 1377 – Centro
(31) 3277-4161

  1. Parque Ecológico da Pampulha

Com muito verde e charme, o Parque Ecológico da Pampulha é a alternativa de esportistas, famílias e namorados que buscam por um cantinho delicioso para praticar esportes e apreciar sua beleza natural.

O local ocupa 300 mil metros quadrados decorados por plantas da Mata Atlântica, Cerrado e da Floresta Amazônica. Pistas de caminhada, espelho d’água artificial, brinquedos em madeira e bicicletário também fazem parte do espaço.

O parque está localizado na Lagoa da Pampulha, uma das regiões turísticas de Belo Horizonte que você não deve deixar de conhecer.

Av. Otacílio Negrão de Lima, 7.111 – Pampulha
(31) 3277-7439

  1. Parque Mata das Borboletas

Área de convivência, brinquedos, equipamentos de ginástica, trilha ecológica e muita beleza fazem parte do Parque Mata das Borboletas, situado no bairro Sion. Um pequeno lago artificial leva ainda mais charme para seus visitantes, que aproveitam a presença de esquilos, sabiás, garrinchas, e borboletas de diversas espécies!

O local possui duas nascentes que abastecem a Bacia do Córrego Acaba-Mundo e um pequeno lago artificial. Além disso, o parque apresenta uma quantidade de borboletas grande, fato de que deu origem ao nome do parque.

Rua Assunção, 650 – Bairro Sion
(31) 3277-8221

 

  1. Parque Fazenda Lagoa do Nado

Com uma área de aproximadamente 311 mil metros quadrados, o Parque Fazenda Lagoa do Nado possui quadras poliesportivas, pista para caminhadas, pista de skate no estilo “Street”, biblioteca e viveiro de mudas. Sua vegetação comporta espécies do Cerrado e da Mata Ciliar, e fazem parte de uma lagoa de 22 mil metros quadrados.

Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 – Itapoã
(31) 3277-7321

  1. Parque das Águas

Localizado no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça, na divisa com a Serra do Curral, o Parque das Águas, também conhecido como Parque Roberto Burle Marx, faz parte de uma área de aproximadamente 170 mil metros quadrados, e abriga espaços de convivência, pista de caminhada e playground.

No jardim, mais de 100 espécies de plantas como camomila, babosa, capim cidreira e hortelã, tornam o Parque das Águas mais atraente ainda para seus visitantes. Destaque também para suas diversas nascentes que formam o Córrego do Clemente, afluente do ribeirão arrudas.

Avenida Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa
(31) 3277-5968

  1. Parque Ecológico Renato Azeredo

Inaugurado como um espaço para a prática de esporte e lazer, o Parque Ecológico Renato Azeredo é frequentado por famílias e jovens que buscam relaxar e manter a forma. O local oferece quadra poliesportiva, pista de caminhada, espaço de convivência e mirante.

Ele tem árvores, como aroeira, angico rajado, caviúna, mutamba, goiaba brava, ipê e jacarandá.

Rua José Cleto, 601 – Palmares
(31) 3277-6182

Curtiu as nossas dicas? Se o seu passeio for em família, confira o nosso post com as melhores dicas de lazer em família. Conta pra gente no facebook o que achou das nossas sugestões!