Para te ajudar a poupar dinheiro (e contribuir com o meio ambiente), separamos 9 dicas imperdíveis para você diminuir o consumo do seu carro. Confira abaixo!

1# Mantenha os pneus calibrados

De acordo com especialistas, os pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo de combustível do seu carro. Procure circular com os pneus em boas condições, calibrando, no máximo, a cada 15 dias. Além de economizar no consumo, a pressão correta prolonga sua vida útil e evita o desgaste de peças importantes do veículo.

Não se esqueça: consulte a indicação de calibragem na tampa do tanque ou no manual do proprietário.

2# Nada de pisar no acelerador

Além de ser extremamente perigoso, dirigir em alta velocidade influencia no gasto de combustível. Isso acontece porque quanto maior for a velocidade, maior também será a resistência do ar, consequentemente aumentando o seu consumo.

Consulte a rotação de torque máximo do motor do seu veículo e tente trocar de marchas na rotação indicada.

9 dicas para economizar combustível - nada de pisar no acelerador

3# Moderação no ar-condicionado

É verdade que o ar-condicionado é uma maravilha nos dias mais quentes, mas o seu uso está ligado diretamente no consumo de combustível. Se a temperatura estiver amena, desligue o ar e abra as janelas para economizar.

Caso a temperatura esteja muito quente, deixe o ar-condicionado ligado durante algum tempo até se refrescar, depois desligue e abra as janelas.

4# Mais peso é igual a mais consumo

Evite levar coisas desnecessárias. As aulas de física nos ensinaram que quanto maior o peso, maior a força, portanto mais combustível será gasto. O peso extra também contribui para o desgaste dos freios e pneus, por exemplo.

Especialistas afirmam que cargas superiores a 10 quilos já influenciam no consumo.

5# Ande em velocidade regular

Nada de acelerações repentinas e muito menos freadas bruscas. O ideal é andar em velocidade regular, respeitando a troca de marchas correta e aceleração uniforme do veículo.

Se estiver próximo a semáforos, reduza a velocidade caso o sinal esteja vermelho com o intuito de retomar a velocidade de forma mais delicada.

6# Mantenha a manutenção do seu carro em dia

Alinhamento, velas, suspensão e os filtros de ar são alguns dos itens que poderão te ajudar bastante a economizar no combustível do seu veículo.

Além da economia, a manutenção regular do seu veículo ajuda a garantir a sua segurança.

9 dicas para economizar combustível - mantenha a manutenção do seu carro em dia

7# Busque por rotas diferentes

Antes de sair de casa, tente encontrar o trajeto mais rápido e com menos semáforos e congestionamentos. Um trânsito com melhor fluidez permite manter uma velocidade constante.

Se o destino for perto, evite sair com o seu veículo. Em distâncias curtas, o motor consome mais gasolina e pode estragar no decorrer do tempo, já que não consegue atingir sua temperatura ideal.

8# Desligue o motor

Se estiver esperando por alguém ou parado em um congestionamento longo e o veículo estiver inativo por mais de 60 segundos, desligue o motor.

Assim, você economiza mais do que se ele estivesse ligado.

9# Abasteça em postos de combustíveis confiáveis

Procure abastecer em postos que oferecem produtos originais e, se possível, aditivada. A gasolina aditivada limpa o motor, reduzindo o seu desgaste e contribuindo para o desempenho do seu veículo.

Gostou das nossas sugestões? Aproveite cada uma delas para sentir a vantagem no seu bolso. Se tiver mais alguma dica de como economizar combustível, compartilha com a gente nos comentários!