Mas acredite, tem como controlar esse problema e manter uma vida muito mais tranquila e harmoniosa. Quer saber como? Então confira a nossa matéria com recomendações incríveis e bem práticas para aliviar a ansiedade!

Alguns sinais que comprovam que você pode ter ansiedade

Existem alguns sintomas, físicos e psicológicos, que são fortes indicadores e comprovam que a ansiedade normal do dia a dia se transformou em transtorno. Confira alguns deles:

• Enjoo e vômitos;
• Respiração ofegante ou falta de ar;
• Dor ou aperto no peito;
• Dor de barriga;
• Tensão muscular;
• Nervosismo;
• Agitação e preocupação;
• Medo constante;
• Preocupação excessiva;
• Problemas de sono;
• Pânico.

É importante saber que, quando a pessoa possui ansiedade, costuma apresentar vários desses sintomas ao mesmo tempo.

Algumas causas de ansiedade

Embora não tenha nenhuma resposta exata sobre as causas, especialistas apontam diversos fatores envolvidos nos transtornos de ansiedade, sendo uma combinação de fatores psicológicos, biológicos e individuais.

Estudos apontam que esses transtornos são causados por desequilíbrios químicos no corpo, alterando substâncias no cérebro responsáveis por controlar o humor. Fatores ambientais também podem desencadear a doença em quem já possui predisposição hereditária.

ansiedade: conheça os sintomas e aprenda a controlar - Algumas causas de ansiedade

Nada de cafeína e muito menos açúcar

Evite ingerir bebidas que tenham cafeína, já que sua composição estimula a ansiedade. O açúcar também afeta bastante a saúde emocional, pois o consumo lança dopamina no cérebro, liberando alta descarga de prazer e depois reduzindo, o que acentua a ansiedade.

Pratique exercícios físicos regularmente

Durante as atividades físicas, o aumento da sensação de prazer, provocado pela produção de serotonina, contribui para aliviar os sintomas da ansiedade. Além disso, sua prática regula o sono, diminui a tensão muscular e ajuda a manter a mente saudável.

ansiedade: conheça os sintomas e aprenda a controlar - Pratique exercícios físicos regularmente

Relaxe a mente e o corpo

Respire fundo e calmamente, tome um banho quente e relaxante, beba chá de camomila e erva-doce, ou pratique meditação. A dica é tentar acalmar a mente e o corpo ao máximo, mantendo a tranquilidade e o autocontrole.

Cuide do seu cardápio

A alimentação influencia muito no combate à ansiedade. Inclua em seu cardápio alimentos como legumes, verduras, frutas e carnes magras, além de diversos chás que possuem efeitos calmantes e relaxantes. Alimentos, como leites, ovos, banana, peixes, chocolate, espinafre, amêndoas, aveia e pêssego são ótimos para combater a ansiedade.

Valorize o seu sono

Noites mal dormidas podem gerar ansiedade, por isso é fundamental que você procure cuidar do seu sono, dormindo entre 7 e 9 horas por noite. Tente ler um livro, ouvir músicas relaxantes e tranquilizar a mente antes de deitar. O ideal é buscar a tranquilidade para garantir um sono mais leve.

Mantenha as preocupações distantes

Fazer alguns exercícios de autoconhecimento ajuda a compreender melhor os motivos da preocupação. Quando estiver preocupado, anote as razões em um papel e o que depende de você para que o problema seja resolvido. Se você já fez de tudo para solucionar, fique tranquilo, pois nada mais vai depender de você para ser resolvido, não é verdade?

Gostou das nossas dicas? É essencial se manter tranquilo, relaxado e seguir algumas de nossas recomendações paliativas para diminuir os sintomas e aliviar as crises de ansiedade.

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