Vamos falar sobre o câncer de mama?

Sabe aquele tipo de coisa que você acha que nunca vai acontecer com você ou com quem alguém próximo? Pois é… este ainda é o pensamento de muitas mulheres que adiam cuidados essenciais com a saúde.

Para conscientizar e prevenir o câncer de mama, a Vizar oferece todo nosso apoio à campanha mundial Outubro Rosa! Queremos alertar  a todos sobre o risco dessa doença e a importância dos exames preventivos. Dá uma conferida nas dicas que separamos pra você!

 

Causa  da doença

Segundo o Inca, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. A doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama, que causam o tumor.  É importante ressaltar, que homens também podem ter câncer de mama, mas isso é muito mais raro de acontecer, cerca de 1% dos casos.

O que aumenta o risco?

O câncer de mama não tem uma causa específica, mas a idade é um dos fatores de maior risco para a doença  – cerca de 4 em cada 5 casos ocorrem depois dos 50 anos. Além disso, fatores ambientais e comportamentais, como obesidade e sobrepeso, e fatores genéticos e de histórico na família também podem influenciar nas chances de ter a doença.

Principais sinais e sintomas

Os principais sintomas do câncer de mama, são:

  • Caroço ou nódulo na mama, endurecido e geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do mamilo;
  • Pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido nos mamilos.

Estes são apenas alguns sinais e eles podem variar de pessoa para pessoa. O mais indicado é que você tenha uma boa conversa com o ginecologista para que ele possa explicar todos os sintomas detalhadamente.

Passo a passo para fazer o Autoexame

 

 

O autoexame é para verificar se existe algum nódulo. Então caso você encontre alguma alteração com o exame ou perceba alguns dos sintomas citados acima você deve procurar o médico imediatamente. Lembrando sempre que o autoexame não substitui o exame clínico e nem a mamografia.

Exame preventivo

Além de ficar atenta ao próprio corpo, é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento – quando não  há sinais da doença, a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos primeiros sintomas.

Cuide da sua saúde!

Se você ou alguém da sua família está precisando marcar uma consulta médica ou exame, liga pra gente!  (31) 3360-9044.  Estamos à disposição para ajudar e oferecer o apoio que você precisa!

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!