Não é a toa que boa parte dos utensílios domésticos são fabricados com aço inox! Apesar das inúmeras vantagens, alguns cuidados são necessários para manter a sua resistência e integridade. Aprenda como limpar e deixar brilhando os seus utensílios de aço inox com algumas dicas bem simples!

 

Quais produtos devo usar para limpar aço inox?

Sabão, água e detergentes suaves e neutros e removedores que são feitos à base de amônia (diluídos em água morna e usados com um pano macio). Posteriormente, enxágue com bastante água morna e seque com um pano bem macio.

Importante secar o utensílio com cuidado para evitar possíveis manchas. Nem pense em utilizar esponja de aço na limpeza. Elas arranham as partes polidas e podem provocar manchas.
Como limpar manchas leves ou mais acentuadas?

Para cada tipo de mancha existe uma forma de limpar o utensílio de inox. Quando a mancha for bem leve, e caso a técnica anterior não funcione, faça uma mistura com gesso ou bicarbonato de sódio dissolvido em álcool de uso doméstico. Misture até formar uma pasta. Faça a limpeza com um pano macio ou uma esponja de náilon. Limpe de forma bem suave, evitando esfregar com movimentos circulares. Enxágue com água morne e faça a secagem com um pano macio.

Se a sujeira estiver um pouco mais acentuada e intensa, use um detergente suave ou neutro e água morna ou quente e faça uma pré-imersão do utensílio que deseja limpar. Outra opção é usar uma solução de um removedor à base de amônia e água. Faça o mesmo processo usado para remover manchas leves. Se necessário, repita todos os passos!

 

Retirando gorduras, óleos e manchas persistentes

Para retirar gorduras e óleos, use uma toalha ou pano de papel para limpar. Em seguida, mergulhe o utensílio numa solução morna de amoníaco ou detergente. Faça o processo indicado com sabão, água e detergente.

Já para manchas resistentes, o indicado é esfregar a superfície manchada com uma mistura feita de água, abrasivo doméstico fino (sapólio) e ácido nítrico a 10% com uma bucha de polimento. Faça o mesmo procedimento de limpeza anterior (sabão, água e detergente).

 

Como deixar o aço inox brilhante?

Você pode optar por produtos específicos para deixar o utensílio de inox mais brilhante. Se a sua necessidade for uma solução caseira, use uma colher de vinagre de maçã adicionada a meio copo de água e faça a limpeza dos objetos.

Para conservar os objetos de inox, aplique vaselina líquida usando um pano macio. Importante que os utensílios estejam limpos e secos e também que a limpeza seja feita com movimentos bem suaves.

Manter a aparência e resistência dos utensílios de aço inox é uma tarefa simples e rápida, mas que exige alguns cuidados básicos. Espero que você tenha gostado do nosso artigo! Se tiver mais alguma recomendação para limpar aço inox, compartilhe com a gente nos comentários!