Precisando dar um “up” na sua autoestima? Veja nossas dicas!

Como anda a sua autoestima? Essa autoavaliação que fazemos sobre nós interfere diretamente na forma como nos comportamos no meio social. Com a correria do dia a dia vamos deixando de lado, muitas vezes, os cuidados com o nosso corpo e estado de espírito.

Se a autoestima não vai bem pode prejudicar o modo como nos relacionamos com outras pessoas, a produtividade e confiança no trabalho. Já quem está com uma imagem mais positiva sobre si normalmente consegue enfrentar situações de maneira mais rápida e menos complicada.

Estamos nesta vida para sermos felizes, certo? Se você tem passado por um período difícil e está com autoestima prejudicada, temos dicas incríveis para você jogar esse baixo astral pra lá e dar um upgrade na sua vida. Confira abaixo!

1. Não se compare com outras pessoas

Em tempos de redes sociais ficamos cada vez mais tempo olhando para os nossos celulares e acompanhando a vida alheia. Com isso, a tendência de se comparar com os outros é cada vez mais presente.

Essa é uma armadilha perigosa para a autoestima. Isto porque as redes sociais captam apenas os melhores momentos de cada um. Assim, você acaba comparando os seus momentos ruins com os momentos bons de outras pessoas. Uma comparação nada justa, não é mesmo?

A grama do vizinho sempre parece mais verde que a nossa, mas isso só acontece porque não paramos para pensar nos problemas e nos desafios dos outros. Todo mundo tem problemas e momentos ruins. Evite se comparar com outras pessoas e veja como a vida já vai parecer bem mais fácil.

2. Se conheça

Esforce-se diariamente para se conhecer melhor. O autoconhecimento é uma arma poderosa contra a autoestima baixa. Quanto mais você conhece suas potencialidades e suas dificuldades, mais preparado você se torna para enfrentar os desafios. Assim, como ganha também mais confiança para realizar qualquer coisa em sua vida.

O autoconhecimento contribui para que você olhe com mais carinho para si mesmo. Você vai perceber que é capaz de coisas incríveis e, ao mesmo tempo, terá muito mais compaixão com as suas dificuldades e erros.

3. Tenha metas e objetivos

Realizar coisas é uma ótima maneira de se sentir confiante e poderoso, mas, para realizá-las é preciso ter metas muito bem determinadas. Afinal, para quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve.

Geralmente, quando não se estabelece metas, a vida vai passando e você, sem foco e objetivos, acaba indo junto sem usufruir das maravilhas de uma boa conquista.  Por isso, saiba que ter um foco é fundamental.

Sabendo onde se quer chegar, você vai traçar um roteiro muito mais certeiro, vai se esforçar para realizá-lo e depois colherá os frutos maravilhosos de se alcançar um objetivo.

4. Cuide de você

Isso vale para o corpo e para a mente. Alimente-se bem, faça exercícios físicos, valorize o seu tempo e tenha boas companhias. A vida fica muito mais fácil quando você percebe que também merece ser cuidado.

Faça pausas ao longo do dia para se alongar, para preparar um chazinho, para tomar um sorvete ou para fazer uma pequena caminhada. Seja bondoso consigo mesmo. Se você é uma pessoa boa com as outras, costuma dar agrados, tratar com gentileza, por que não fazer isso com você mesmo?

Permita se dar pequenos mimos, mesmo em dias úteis, como um almocinho mais especial no meio da semana, ver um filme que você gosta, sair para dançar. A vida é muito curta para que você seja feliz apenas nos finais de semana =)

5. Seja positivo

A vida é feita de bons e maus momentos. É preciso ter consciência de que esses momentos ruins estarão sempre presentes, porém são passageiros. Tudo deve virar aprendizado e experiência para que você amadureça e se torne mais forte.

E aí… que tal um desafio?

Tenha um diário ou uma agenda e escreva diariamente algo bom que te aconteceu, seja uma pequena ou uma grande conquista. Desafie-se a enxergar coisas boas até naquilo que não parece bom. Você vai se sentir muito mais grato pela vida que tem, combinado? Pequenas atitudes podem ter efeitos gigantescos em sua vida!