Uma dessas coisas que ganharam celebridades e capas de revistas com foco em práticas saudáveis é a contrologia. Os benefícios do Pilates, nome mais popular desta técnica criada por Joseph Pilates — entendeu o porquê do nome? — e que visa controlar o corpo pela mente, são inúmeros.

Todos os exercícios do Pilates se sustentam em seis pilares: a concentração nos exercícios, o domínio da coordenação motora, a precisão nos movimentos, o controle da respiração e a busca pela fluidez. O sexto pilar é o que se chama de power house, que é a estabilização do tronco e alinhamento postural. Trabalhando estes seis pontos, é possível obter os seguintes benefícios:

Resistência física

Como trabalha diversos músculos do corpo humano, um dos principais benefícios do Pilates é justamente o aumento da resistência física. Isso porque a exercitação dos músculos os tonificam e também aumentam a flexibilidade deles.

Circulação sanguínea

Quando você trabalha diversos músculos do corpo, seja pelo crossfit ou pelo Pilates, acontece uma saudável hipervascularização. O resultado disso é a melhora da circulação sanguínea.

Postura

A busca pela manutenção de uma postura é um dos principais motivos do Pilates ter se popularizado tanto. O fortalecimento dos músculos é fundamental para corrigir as distorções na postura. E é exatamente isso que os exercícios de alongamento e flexibilidade da contrologia proporcionam.

Articulações

Ao contrário de outras práticas físicas, que exercem grande impacto no corpo, os exercícios progressivos do Pilates promovem baixíssimo atrito nas articulações. Isso permite que pessoas com limitações físicas consigam executar praticamente todos os exercícios propostos.

Respiração

Uma das premissas para executar os exercícios da forma desejada e necessária para fortalecer a musculatura do corpo, é controlando a respiração. Um colateral benefício do Pilates, portanto, é a oxigenação do organismo, diminuindo as dores musculares e proporcionando maior disposição na realização das tarefas do dia a dia.

Bem-estar

Ao refletir sobre todos os benefícios do Pilates, é muito fácil entender como esta prática gera e faz a manutenção do bem-estar de quem pratica a contrologia. Em outras palavras, para harmonizar a mente com o nosso corpo durante os exercícios que são propostos, exercitamos a concentração. Tal ponto é essencial para a eliminação dos problemas causados pela ansiedade e até a redução do estresse do dia a dia.

O novo queridinho entre os benefícios do Pilates

Entre tantas dietas da moda, com baixas calorias, e exercícios que exigem muito empenho físico, como a musculação, o Pilates é uma nova possibilidade para controlar o peso. E, apesar de ser o mais novo queridinho entre os que almejam emagrecer, o controle do peso é uma consequência extra. Basta pensar que o Pilates trabalha com pontos importantes, que influenciam muito no ganho de peso: controle da ansiedade, fortalecimento da musculatura e a sensação de bem-estar, que combatem naturalmente o sedentarismo.

Além disso tudo, a contrologia é uma prática excelente para quem está esperando um bebê porque tem exercícios específicos para gestantes. Estes exercícios colaboram para uma melhor oxigenação do bebê, trabalham o assoalho pélvico e alivia as dores nas costas e no quadril, tão comuns na gravidez.

Você sabia de todos estes benefícios do Pilates? Muita gente que desconhecia ficou por dentro dessas excelentes informações porque curtiram a nossa página no Facebook e nos seguiram no Instagram. Faça isso você também para receber outros conteúdos como este.