Campanha de mobilização quer vacinar adolescentes contra o HPV e Meningite C

A nova temporada de mobilização de vacinas começou!  O Ministério da Saúde está com uma campanha de prevenção para a garotada colocar o cartão de vacinação em dia. O objetivo é vacinar adolescentes contra o HPV e Meningite C de todo o Brasil. Para contrubuir com a ação, detalhamos abaixo informações importantes sobre cada doença e melhores meios de prevenção!

O que é o HPV ?

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível por um vírus. O nome HPV é uma sigla em inglês para “Papiloma Vírus Humano” e atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer.

Sintomas:

São mais de 200 tipos de HPV e alguns deles podem  causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas. O acompanhamento com um ginecologista e testes laboratoriais são fundamentais para diagnosticar a doença.

  • Homem:  É mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus.
  • Mulher: Os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.

Transmissão:

A principal forma de transmissão desse vírus é por relação sexual, por isso a importância do uso da camisinha para prevenir essa e outras doenças. Além disso, o vírus pode ser transmitido para o bebê durante o parto.

Quem deve tomar a vacina?

Para estar completamente protegido, os adolescente devem tomar duas doses da vacina contra HPV, com intervalo de 6 meses entre uma e outra. Para isso, basta procurar pelo posto de saúde mais próximo e apresentar a caderneta de vacinação. Faixa etária:

  • Meninos entre 11 e 14 anos
  • Meninas entre 9 e 14 anos

Homens e mulheres que apresentem baixa imunidade recebem três doses na faixa etária de 9 a vinte e 26 de idade, através do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

 

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges – membranas que envolvem todo o sistema nervoso central.  Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. É uma doença grave que pode deixar sequelas ou levar à morte se o tratamento não for iniciado em tempo hábil.

Sintomas:

Os principais sintomas da meningite são intensa dor de cabeça, febre e confusão mental. Nem sempre há rigidez na nuca, então o diagnóstico deve ser feito por um médico para avaliar o quadro corretamente.

Transmissão:

O modo mais comum de contágio é através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio de escadas, por exemplo. Ambientes com muita gente e pouca circulação de ar favorecem o contágio, e a doença costuma se espalhar muito no inverno.

Quem deve tomar a vacina?

  • Adolescentes entre 12 e 13 anos: Meninos e meninas nessa faixa de idade precisam tomar uma dose única ou reforço.

Coloque o seu cartão de vacinação em dia! Garanta já a sua proteção!

As vacinas para HPV e Meningite C ficam disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Procure pelo posto de saúde mais próximo e mantenha sua carderneta de vacinação em dia!
Garanta já a sua proteção!