Sábado, dia 23 de setembro, é dia de cuidar do seu bichinho de estimação. As Prefeituras de Belo Horizonte e Contagem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vão promover a campanha de vacinação antirrábica animal em cerca de 300 postos distribuídos por todas as regionais.

A vacinação é gratuita para cães e gatos a partir de 3 meses de idade e vai acontecer das 8h às 17h. E para saber o local mais próximo a você, a Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou uma lista completa de todos os locais disponíveis. Clique aqui e não perca não perca a oportunidade de deixar seu animalzinho protegido e livre dessa doença que pode chegar a ser fatal. Já se você é de Contagem, clique aqui para saber os locais disponíveis:

Saiba a importância da vacina antirrábica

A raiva é uma doença fatal que pode atingir até os homens, mas é mais comum em mamíferos como cães, gatos, cavalos, bois e morcegos. Ela é incurável e 100% fatal nos animais e a única forma de prevenção segura é por meio da vacina antirrábica.

A raiva é transmitida através da saliva pelas mordidas dos animais doentes e os sintomas, tanto nos amimais quanto nos humanos, podem demorar até dois meses para aparecer. Por isso é muito importante ficar atento aos sinais porque a maioria dos animais vivem dentro das casas e é importantíssimo evitar a disseminação da doença internamente.

Campanha de vacinação antirrábica chega a Belo Horizonte e Contagem dia 23 de setembro - vacina para cães

Principais sintomas da raiva canina

O principal sintoma da raiva canina é a mudança do comportamento do animal, ou seja, repentinamente ele se tornará agressivo, apresentará salivação excessiva e as vezes até paralisia.

A raiva canina pode aparecer de 3 maneiras diferentes: raiva furiosa, raiva muda e raiva intestinal. Confira abaixo as características de cada uma e fique atento:

Raiva furiosa

– Isolamento do animal;

– Agitação e agressividade;

– Latidos e mordidas no ar;

– Convulsões e paralisia;

É o tipo de raiva canina mais comum e o animal que contraiu a doença tem em torno de 4 a 7 dias de vida.

Você quer ter acesso a laboratórios e médicos de qualidade? CLIQUE AQUI e cadastre-se GRATUITAMENTE!

Raiva muda

– Procura isolamento;

– Para de beber água e comer;

– Apresenta sinais de cansaço

– Paralisia;

A raiva muda também leva o animal a óbito em pouco tempo.

 

Raiva intestinal

– Vômitos frequentes;

– Muitas cólicas;

– Hemorragias gastrointestinais

A raiva intestinal é a mais rara e também a mais agressiva, levando o animal a óbito em até 3 dias. É o único tipo que o comportamento do animal não apresenta agressividade ou paralisia.

 

Principais sintomas da raiva felina

– Dilatação de pupilas;

– Anorexia;

– Agressividade;

– Febre;

– Salivação excessiva;

Fique atento aos sintomas porque se o seu gatinho estiver sentindo qualquer uma das mudanças acima, o quadro é grave e pode levar ao óbito em cerca de 4 dias.

Para evitar passar por tudo isso com seu pet é muito importante que você o leve para vacinar. Uma simples picadinha vai garantir que você tenha muitos momentos de alegria e amor com seu grande companheiro.

A meta para o ano de 2017 é vacinar 232 mil animais e você não deve deixar de participar. Nós, da Vizar Brasil, apoiamos a campanha de vacinação antirrábica da Prefeitura de Belo Horizonte e Secretaria Municipal de Saúde. Podem contar com a gente com muitas dicas para cuidar do seu animalzinho com muita atenção e carinho.