Poucas semanas depois, o carro para “do nada”, assim mesmo, sem mais nem menos. Começa também a apresentar diversos ruídos internos. O motorista decide verificar a lataria mais atentamente e encontra pequenos amassados e indicações de colisão que passaram despercebidas no ato da compra.

Os valores dos veículos 0 km no Brasil aumentam a cada mês, e as opções disponíveis muitas vezes oferecem simples opcionais por um valor altíssimo. O resultado disso é a grande procura por carros usados, que muitas vezes vêm cheios de problemas.

Apesar de a compra de usados ser considerada muito mais vantajosa, é necessário checar alguns itens para garantir que você não compre um “problemão”. Para ajudá-lo a fazer uma compra segura e não ser passado para trás, preparamos algumas orientações valiosas. Confira agora!

Compre de um conhecido

A chance de ser passado para trás diminui muito, além de ser possível cobrar diretamente da pessoa caso aconteça algum problema.

Se não for possível comprar de alguém que você conheça, converse com amigos ou familiares que compraram um carro usado recentemente, para garantir um local de confiança. Referências são sempre bem-vindas!

CARRO USADO: COMO FAZER UMA COMPRA SEGURA - compre de um conhecido

Pesquise muito

Nada de pressa. É extremamente importante que você faça uma pesquisa sobre as melhores opções de marcas e modelos, o histórico da marca, dicas e reclamações de quem já possui, e se está na lista dos carros mais desvalorizados.

Avalie a sua necessidade

O carro é só para você? Será um carro para transportar sua família, incluindo crianças?

Confira todos os modelos e requisitos que irão garantir o conforto e a segurança de toda a sua família, especialmente se houver planos de pegar estrada com o veículo.

Leve um mecânico de confiança

Se puder, vá acompanhado de um mecânico de sua confiança. Ele vai saber avaliar, de forma mais minuciosa, diversos aspectos do veículo que muitas vezes não seriam vistos por você.

Faça um teste antes de concluir a compra

Verifique a possibilidade de realizar um teste drive com o próprio veículo por um tempo maior. Alguns locais oferecem essa vantagem!

Caso não seja possível, faça o teste drive convencional para avaliar o conforto, a dirigibilidade, enfim, como você se sente dentro do veículo. Também é uma ótima oportunidade para descobrir alguns problemas como ruídos estranhos, por exemplo.

carro usado como fazer uma compra segura Faça um teste antes de concluir a compra

Algumas vistorias que você poderá fazer

. Verifique a quilometragem. Quanto mais quilômetros estiver marcado, mais o carro foi usado;
. Confira as condições dos pneus e estepe, triângulo e a existência de chave de rodas;
. Veja se o veículo não foi batido. Para conseguir identificar algumas avarias, o veículo deverá ser observado durante o dia. Confira diferenças na pintura, simetrias entre as portas e para-choques, ou se há ondulações ou amassados na lataria;
. Durante o teste drive, fique atento ao nível de ruídos na cabine, à vibração do volante, e se existe folga no pedal de freio.

Verifique a procedência do veículo

Localize informações históricas do carro. Uma boa pesquisa na internet irá oferecer alguns dados importantes para avaliar a procedência do veículo. Também faça uma consulta aos portais do Detran, da Secretaria da Fazenda e da própria prefeitura da cidade.

Gostou das nossas dicas? A compra de um veículo usado realmente pode ser muito vantajosa, mas é importante tomar algumas precauções. Se tiver mais alguma dica, compartilhe com a gente nos comentários!