Colonoscopia é o exame realizado para diagnosticar o câncer de intestino

O exame de colonoscopia realiza o diagnóstico do câncer colorretal, ou câncer de intestino, como é popularmente conhecido. Este tumor é um dos mais frequentes na população brasileira, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Entre as mulheres é o segundo mais comum e entre os homens ocupa a terceira posição. Pensando nisso, criamos este post explicativo sobre a importância do exame! Vem com a gente! 

 

O que é a colonoscopia?

A colonoscopia é o exame realizado para diagnosticar a doença ou verificar outras possíveis anormalidades no intestino grosso. O procedimento para realização desse exame é bem parecido com o de uma endoscopia tradicional.

Através de um endoscópio, inserido no canal do ânus, o médico consegue visualizar e gravar imagens do interior do intestino. Com isso, pode averiguar a existência de lesões ou sangramentos, ou até mesmo coletando amostras suspeitas para levar para análise.

Por que a colonoscopia é importante?

A colonoscopia consegue evitar a evolução de até 90% dos casos de câncer de intestino. Isto porque ela permite detectar e remover as lesões percussoras dessa doença. Assim, o diagnóstico precoce, antes mesmo dos primeiros sintomas, contribui para a efetividade do tratamento e maior probabilidade de cura.

Com o avanço da tecnologia e a modernização da medicina, os exames estão cada vez menos invasivos e cada vez mais precisos. Antes disso, para fazer essa análise, era necessária uma espécie de cirurgia, em que o indivíduo tinha quase todo o abdômen aberto.

Em que casos o exame é recomendado?

Geralmente, a colonoscopia é indicada em duas situações específicas: a primeira é quando há sintomas relacionados ao intestino e tem como os sinais mais comuns:

  • Dor abdominal
  • Sangramento anal
  • Alteração no hábito intestinal

No segundo caso, quando há propensão de câncer, o médico realiza o exame para averiguar a presença de possíveis lesões percussoras da doença, chamadas de pólipos. Essas lesões, geralmente, são benignas, mas podem evoluir e se tornar um tumor maligno com o passar dos anos.

O recomendado é que o exame seja realizado por todas as pessoas depois dos 50 anos e periodicamente. Vai depender do quadro clínico e histórico de cada paciente.

Como é feita a colonoscopia?

Para a realização do procedimento é importante que o paciente faça uma dieta específica, orientada pelo médico. Depois disso, é necessário que ele tome alguns medicamentos para eliminar as fezes, limpar o intestino e facilitar a visualização do órgão durante a colonoscopia.

Com o paciente sedado, o médico introduz um tubo flexível com uma minicâmera pelo canal retal para transmitir imagens para a tela do computador. Dessa maneira, ele consegue visualizar o reto, o cólon e o intestino delgado, verificar possíveis lesões, coletar material suspeito e retirar os tecidos prejudicados.

Alimentação saudável para viver melhor

As populações mais atingidas pelo câncer  de intestino no Brasil são as que residem nas regiões sul e sudeste, segundo relatório do Inca. Isto porque, de acordo com médicos especialistas, esse tipo de câncer está diretamente relacionado aos maus hábitos alimentares.

Uma alimentação balanceada, aliada a bons hábitos, como a prática de exercícios físicos e a realização de exames periódicos são fundamentais para que a saúde esteja sempre em dia!

E aí,  vamos cuidar agora da sua saúde?

Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e marque o seu médico ! Com o cartão Vizar Beta você ganha desconto em consultas e exames, no melhor horário e local para você.  Contamos com uma equipe  responsável em oferecer comodidade e facilidade no agendamento. Temos atendimento em Belo Horizonte e região metropolitana.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!