Para quem busca iniciar uma atividade física, mas tem dúvidas do que fazer, preparamos algumas dicas preciosas para ajudar a encontrar o esporte ideal de acordo com o seu perfil e estilo de vida.

Consulte um médico antes de praticar atividades físicas

Antes de iniciar a prática esportiva, consulte um médico e solicite uma avaliação física. O resultado poderá te ajudar a escolher qual a modalidade ideal para o seu nível de aptidão atual.

Escolha uma atividade de acordo com as suas necessidades

Inúmeros especialistas afirmam que, para você não desanimar no meio do caminho, é essencial que a atividade tenha o seu perfil e necessidades físicas. O que você espera de uma atividade física?

Se divertir e deixar o sedentarismo de lado, emagrecer e ficar com os músculos definidos ou perder calorias rapidamente?

como escolher o esporte ideal para você - Escolha uma atividade de acordo com as suas necessidades

Reflita sobre o ambiente ideal e se você prefere atividades coletivas ou individuais

Faça uma lista para considerar todas as opções de acordo com o que você busca. Analise se o seu desejo é praticar atividades individuais ou coletivas, e se você gosta do ambiente de academias ou prefere locais ao ar livre.

Avalie suas condições financeiras atuais

Você consegue praticar diversos esportes de graça. Alguns são pagos, com valor mais barato ou bem caros. Por isso, pesquise bem cada modalidade e seus valores para que você não fique apertado e tenha que interromper a sua atividade por falta de planejamento.

Entenda que o resultado pode aparecer a curto ou longo prazo

Alguns esportes demandam um tempo maior para apresentar resultados, enquanto outros são mais rápidos. É preciso descobrir se o resultado que você deseja é a curto, médio ou longo prazo para não se sentir frustrado depois de algum tempo.

como escolher o esporte ideal para você - Entenda que o resultado pode aparecer a curto ou longo prazo

Leve em consideração suas habilidades

Algumas pessoas preferem atividades que exigem mais esforço, outras preferem atividades que não cansam facilmente. Considere o nível de exigência que a atividade terá sobre o seu corpo, assim como suas habilidades para exercê-la sem que você desanime ao longo de sua prática.

Pense no seu perfil e faça a sua escolha

Se a timidez é grande, a ponto de não conseguir frequentar uma academia, procure por exercícios individuais, como a bicicleta ou esteira. Caso o seu tempo seja curto, a malhação é super recomendada. Se você não curte malhar, as aulas de dança queimam muitas calorias, relaxam bastante e ajudam a trabalhar a coordenação motora.

Se o objetivo for uma atividade mais relaxante, tai chi chuan, pilates ou yoga podem ser a solução. Montanhismo, rapel, paraquedismo ou body jump são indicados para quem é fã de adrenalina.

Confira os esportes mais praticados no Brasil

Para te ajudar mais ainda a escolher a atividade física ideal para você, confira os 10 esportes mais populares no país:

Futebol, vôlei, tênis de mesa, natação, futsal, capoeira, skate, surfe, judô e atletismo.

Enfim, as possibilidades são inúmeras para quem deseja perder peso, ter uma rotina mais saudável, felicidade ou bem-estar através de atividades físicas. Gostou das nossas dicas? Escolha o esporte que mais combina com a sua personalidade, necessidade e momento, e comece a mudar sua rotina!

Aproveite para comentar o que achou da nossa matéria.