É teste pra cardíaco, meu amigo?

Aguentaaa coração! Assistir aos jogos da Copa do Mundo mexe com a emoção dos torcedores. O sufoco das partidas até o apito final do juíz pode provocar uma ansiedade enorme para quem está assistindo.

Segundo pesquisa, o impacto no coração de um torcedor vai depender da vibração e saúde de cada um. Por isso, é preciso moderação para que as fortes emoções não sejam um gatilho para uma hospitalização por problemas cardíacos.

 

Efeitos de uma partida

Quando vemos um jogo acirrado, nosso organismo libera os hormônios de estresse (adrenalina e cortisol) na corrente sanguínea. Com isso, temos um aumento da pressão e da frequência cardíaca durante uma partida.

As pessoas com risco maior de complicações cardíacas podem ter infarto do miocárdio, arritmias e até morte súbita. Somados ao estresse da partida, um histórico de hábitos ruins também aumenta os riscos de complicações, como bebida e  cigarro.

Emoção durante a Copa

De acordo com pesquisa da USP, as chances de um infarto nos períodos de realização da Copa do Mundo é maior do que em outras épocas do ano. Na copa de 2014, por exemplo, foi demonstrado que houve mais atendimentos cardíacos relacionados ao futebol nos dias de jogos do Brasil.

Cuidados na hora do jogo

  1. Se você for hipertenso, lembre-se de tomar os medicamentos para a pressão antes da partida.
  2. Não exagere na bebida alcoólica
  3. Não assista o sozinho
  4. Evite o excesso de álcool e cafeína
  5. Caso você esteja bastante ansioso, evite assistir o jogo
  6. Converse com seu médico sobre recomendações específicas
  7. Lembre-se de que o foco é a festa e a diversão. Nada de se estressar!

Se estiver tudo bem com o seu coração… é claro que você deve assistir todos os lances do seu time! Isso é ótimo para reduzir o estresse emocional, sair da rotina e melhorar o bem estar.  Aproveite a festa e aperte o play!

A gente te ajuda a cuidar do seu coração!

Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende seu cardiologista com a Vizar! Oferecemos acesso à saúde de qualidade com o menor custo.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!