Para que você não faça parte dessa estatística alarmante, criamos uma lista com algumas precauções básicas para você evitar o roubo e furto de seu veículo.

Escolha um local seguro para estacionar

A dica é estacionar na porta de condomínios ou debaixo de postes de iluminação. Se for estacionar de dia, pense como o local é no período da noite.

Algumas ruas são movimentadas de dia e desertas no período da noite.

Casas ou prédios com lâmpadas apontadas para fora, porteiros ou câmeras de segurança inibem bastante a ação do ladrão.

Use alarmes e sistemas de rastreamento

Dispositivos de segurança, como alarmes, rastreadores e bloqueadores podem ser bastante eficazes na prevenção a furtos e roubos. Os ladrões costumam procurar os carros que são mais fáceis de serem furtados.

Atualmente, você encontra diversas opções disponíveis de segurança bastante avançadas para o seu veículo.

Não deixe objetos de valor dentro do carro

Notebooks, bolsas, mochilas, pastas, telefones e carteiras costumam ser um convite para o assaltante. A dica é trancar os objetos no porta-malas ou levá-los com você.

Leve também os documentos sempre com você. Caso o seu veículo seja furtado e algum documento estiver dentro dele, o bandido terá mais facilidade para vender o seu carro ou sair bem de uma blitz.

Como evitar o roubo de seu carro - Não deixe objetos de valor dentro do carro

Tranque as portas e feche os vidros

Parece ser muito óbvio, e na verdade é, mas deixar o carro aberto é um erro bastante comum cometido por motoristas. O correto é trancar o carro, mesmo que em uma parada rápida.

Algumas pessoas param rapidamente em padarias, lanchonetes e deixam o carro destrancado ou com os vidros abertos. Alguns criminosos ficam de plantão esperando por esse deslize.

Precauções ao entrar e sair do seu veículo

Verifique qualquer movimento suspeito antes de entrar ou sair do seu veículo. Se estiver estacionando na rua, saia rapidamente do carro.

Ao retornar, não deixe as chaves à mostra durante o trajeto. Entre no carro, ligue-o imediatamente e saia do local. Outra dica importante é não ficar parado dentro do carro quando estiver estacionado. Nada de ficar falando ao celular, conversando ou qualquer outra atividade que facilite a ação do ladrão.

Fique atento ao entrar na sua garagem

Diversos roubos e sequestros acontecem quando o motorista está chegando em casa. Antes de entrar na garagem, preste atenção no movimento na rua e nas calçadas.

Caso você perceba algum comportamento suspeito na rua de sua residência, dê mais uma volta e informe à polícia imediatamente.

Como evitar o roubo de seu carro - Fique atento ao entrar na sua garagem

Muito cuidado nos semáforos

A dica fundamental é ficar sempre alerta. Ao parar em semáforos, o ideal é travar as portas, fechar os vidros e deixar a primeira marcha engatada, caso tenha a necessidade de arrancar rapidamente.

Relógios, joias e celulares também chamam a atenção dos bandidos. Então, nada de ficar com os braços para fora do veículo, muito menos falando ao celular.

Contrate um seguro de carro

Apesar de todas as dicas serem importantes, sempre existirá o risco de algum ladrão levar o seu veículo. Para não ficar no prejuízo e garantir a sua tranquilidade, contrate um seguro de carro.

A vantagem do seguro também é a proteção do veículo caso aconteça alguma batida ou outro imprevisto no trânsito.

Mesmo com essas dicas, algumas situações ainda estão fora do nosso controle. Caso aconteça assalto à mão armada, não esboce qualquer reação. Vá até a delegacia mais próxima e registre um boletim de ocorrência. O que achou das nossas dicas? Deixe a sua opinião abaixo!