Planejar uma viagem é sempre uma delícia! Pesquisar os destinos, suas características e pontos turísticos, os melhores restaurantes é uma tarefa extremamente revigorante e animadora.

Porém, mesmo em uma situação relaxante, alguns cuidados devem ser tomados para que esse momento tão aguardado por você não seja desperdiçado com situações que podem ser evitadas facilmente se você tiver cuidado.

Mas não se preocupe, separamos 9 dicas bem úteis para você fazer uma viagem segura e sem dor de cabeça. Afinal o que todo mundo quer é se divertir, não é mesmo?

1. Segurança, segurança e segurança

– Álcool e direção são inimigos, portanto se beber não dirija;

– Nunca dirija com sono. Em caso de cansaço extremo encoste o carro e dê aquela cochilada gostosa;

– Ligue o farol e reduza a velocidade em casos de chuva forte ou neblina.

As dicas acima parecem simples, mas podem salvar a sua vida e da sua família =)

2.Planeje o seu trajeto com cuidado

A dica é planejar o seu trajeto para não cair em nenhuma cilada, como locais perigosos, por exemplo. Pesquise os locais, converse com moradores, policiais e guias turísticos para compreender os locais mais seguros.

Não fique com receio de perguntar. O importante é garantir o máximo de informações das pessoas que conhecem bem o local. E lembre-se: uma boa conversa pode salvar a sua viagem.

Você quer cuidar da sua saúde com qualidade? CLIQUE AQUI e cadastre-se GRATUITAMENTE!

3.Coloque suas informações na mala

Essa dica parece simples, mas é muito eficiente e com certeza vai te livrar de muita dor de cabeça. Imagino só começar a viagem tão desejada perdendo a mala. Ninguém merece, né?

Aeroportos e rodoviárias movimentam milhares de pessoas diariamente. Com isso, o risco de oportunistas levarem sua mala é enorme. A questão é que, além desse problema, também existe o risco de alguém levá-la acidentalmente.

Neste segundo caso, você pode se prevenir colocando nome e telefone de contato, ou mais alguma informação relevante para que você seja localizado de forma rápida e precisa. Evite comprar malas pretas porque elas são muito comuns e fáceis de serem trocadas.

 

Como fazer uma viagem segura? - leve suas coisas sempre com você

4.Leve suas coisas sempre com você

Você já deve ter ouvido casos de pessoas que esquecem suas malas em um táxi e acabam perdendo todas as suas coisas e objetos de valor. É claro que não dá pra levar malas gigantes sempre que você for a um determinado local, mas a recomendação é carregar os objetos mais valiosos e importantes em uma mochila pequena.

Informação importante: Nunca deixe os documentos de identificação na mala porque eles precisam estar sempre perto de você e caso sua mala seja extraviada você tem um pepino a menos para resolver.

5.Ser discreto é fundamental

Sabemos que ser discreto quando estamos curtindo uma viagem é um pouco difícil porque queremos mesmo é divertir e esquecer os problemas, não é mesmo?

Nada de ficar no meio da rua com um mapa aberto, smartphone ou guia de viagens. Turistas são farejados de longe por assaltantes, por isso mantenha-se em um canto ou comércio para consultar qual será o novo percurso.

6.Nada de objetos caros e chamativos

Muitas vezes levamos para as viagens as melhores roupas, os melhores sapatos, relógios caros, joias que quase nunca usamos. Justamente porque queremos nos sentir bem e criar experiências inesquecíveis.

Mas evite usar objeto de valor que seja chamativo. O conselho é deixar esses objetos em casa para que você possa curtir o passeio com muito mais tranquilidade e segurança.

Como fazer uma viagem segura? - Nada de objetos caros e chamativos

 

7.Seja cauteloso com o seu dinheiro

Nem pense em sacar grandes quantias de dinheiro e contar na frente dos vendedores ou outras pessoas. Ande sempre com poucas quantias ou divida em seus bolsos.

Aproveite também para colocar uns trocados para fazer um lanche ou tomar um café sem precisar abrir e fechar a carteira toda hora. Se o valor for alto, deixe no cofre do hotel ou pousada.

Outra dica que parece simples, mas que pode evitar muitos problemas é manter o cartão de crédito, os documentos e o dinheiro em locais diferentes. Imagina só a dor de cabeça que você vai ter se perder a carteira com tudo isso dentro?

8.Escolha hotéis e pousadas com cuidado

Vamos combinar que um bom quarto de hotel, aquele café da manhã delicioso de uma pousada e uma piscina aquecida tem grande impacto na viagem. Os momentos vividos com a família nesses ambientes podem se tornar inesquecíveis.

Diversos problemas podem ocorrer antes e após a reserva em hotéis e pousadas, comprometendo toda a viagem. Alguns sites, como o TripAdvisor e Booking são ótimas fontes de referência, contendo recomendações dos próprios usuários, localização, e até indicações de restaurantes e pontos turísticos. Você até pode conseguir algum desconto na estadia!

9.Não viaje sem um telefone

Se estiver perdido ou em qualquer situação de risco, o telefone é um grande companheiro para entrar em contato com amigos ou autoridades caso aconteça alguma situação inesperada. Mantenha-o sempre com você para garantir sua segurança e tranquilidade.

Além disso, o celular é um item muito importante na sua viagem porque através dele você vai tirar fotos, usar a internet para encontrar pontos turísticos e restaurantes locais, e claro, compartilhar nas redes sociais os momentos especiais que você tem vivido na viagem =)

E aí, gostou das dicas da Vizar de como fazer uma viagem segura? Curta a nossa página lá no facebook porque tem muitas dicas legais sobre viagem, saúde, qualidade de vida e lazer.

E por falar em lazer, acreditamos que a leitura do artigo “Dicas preciosas de lazer gastando pouco” vai ser bem útil para você. Até o próximos artigo!