Cuidados diários para ter uma pele saudável

Uma pele bonita e saudável é um desejo de todos! Porém a oleosidade, manchinha indesejada ou unhas quebradiças causam um incômodo em muita gente! 

Há sempre um amigo ou dica na internet com uma receitinha milagrosa para resolver o problema. Porém a automedicação ou o uso de produtos inadequados podem agravar esses problemas e prejudicar a sua pele.

Se você quer segurança e tranquilidade, nada melhor que ir a um Dermatologista. O especialista poderá diagnosticar e indicar o melhor tratamento de acordo com o seu tom de pele. Vem ver nossas dicas!

 

Como o dermatologista pode te ajudar?

O Dermatologista é o especialista responsável pela prevenção e tratamento de doenças relacionadas à pele, mucosas, pelos, cabelos e unhas. Portanto, ele é o profissional que poderá diagnosticar a doença e te indicar o procedimento mais adequado para você!

É sempre bom ressaltar que o sucesso de qualquer tratamento depende também do paciente. Os medicamentos devem ser usados no período e horários prescritos pelo médico e as demais orientações devem ser seguidas à risca!

Uma boa dica é deixar o receituário em um local bem visível e programar alarmes para lembrá-lo de tomar o medicamento na hora certa.

Observe mais o seu corpo

Na correria do dia a dia, dedicamos pouco tempo para nós mesmos e alguns sintomas relacionados a problemas de saúde passam desapercebidos. Para que isso não aconteça, procure se observar mais. Olhe-se no espelho e fique atento ao seu corpo:

  •  As suas unhas apresentam manchas ou estão quebradiças? Há alguma mudança no seu formato, dor ou escurecimento?
  •  A sua pele está viçosa, ressecada ou com excesso de oleosidade? Apresenta espinhas, cravos ou algum inchaço?
  •  Você tem percebido um aumento na quantidade de cabelos? Há sempre fios na sua roupa e sobre o travesseiro?

Fique atento às manchas na sua pele

Outra observação que deve ser feita no seu corpo é em relação às manchas na pele. Elas podem ter causas diversas. As mais comuns são:

  •  Melasma: manchas escuras que costumam surgir próximas às maçãs do rosto e na testa, principalmente, durante a gravidez ou na menopausa, por estar intimamente relacionada às alterações hormonais.
  • Dermatite: manchas vermelhas causadas por uma reação alérgica, provocando a inflamação na pele.
  • Micoses: manchas brancas resultantes de infecções causadas por fungo.
  • Mancha causada pelo limão:  Por seu suco ser ácido, se em contato com a pele e exposição aos raios ultravioleta, causa uma reação alérgica muito similar a uma queimadura.

Existem outras doenças que também causam manchas na pele. Portanto, é preciso ver o tratamento adequado para cada uma! Apenas o Dermatologista é quem pode avaliar e prescrever o melhor para o seu caso. O importante é você se manter atento ao seu corpo. Observá-lo frequentemente pode prevenir, inclusive, o câncer de pele.

Prevenção ao câncer de pele

Morar em um país tropical como o Brasil tem inúmeros benefícios! Mas é preciso cuidado dobrado com o sol, justamente por termos uma alta incidência solar durante todo o ano. Os raios ultravioletas são os principais responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele, que é o mais comum na humanidade, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

E aí,  vamos cuidar agora da sua pele?

Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e marque seu dermatologista! Com o cartão Vizar Beta você ganha desconto em consultas e exames, no melhor horário e local para você.  Contamos com uma equipe  responsável em oferecer comodidade e facilidade no agendamento, com atendimento em Belo Horizonte e região metropolitana.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!