Aprenda a reconhecer os sintomas do resfriado
Você sabe a diferença entre resfriado e gripe? É comum as pessoas confundirem os dois problemas respiratórios, afinal os sintomas são bem parecidos. Porém, um deles causa maior indisposição nas pessoas e requer maior atenção.
Por isso, é bom ficar atento aos sinais de cada doença para saber quando buscar por um atendimento médico. Principalmente agora com a chegada do tempo frio em que é mais fácil a disseminação de vírus e da ocorrência das doenças de inverno!
O que é o resfriado?
O resfriado é uma doença respiratória causada por rinovírus, na maioria das vezes. Embora confundido com a gripe, os sintomas são mais brandos e duram entre dois e quatro dias.
Em geral, as pessoas apresentam tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A febre é mais frequente em quem está com gripe, no caso de resfriados é pouco comum.
Características:
- Sintomas leves a moderados.
- Propaga-se facilmente, principalmente no inverno.
- Geralmente, pode ser diagnosticado e tratado pela própria pessoa.
- Não requer exames laboratoriais ou de imagem.
- Dura poucos dias.
Causas:
O resfriado é também uma infecção viral e pode ser causado por diversos tipos de vírus, sendo os mais comuns o rinovírus.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
O resfriado não costuma trazer tantos riscos para a saúde como a gripe. O sintomas são mais leves e moderados e, normalmente, não inviabiliza as atividades diárias. Já os sintomas da gripe são mais intensos e graves, os quais requerem atenção especial.
Rinite e resfriado
Outra doença que também é confundida com o resfriado é a rinite. Essa doença não é transmissível e sim crônica. Pode ser provocada pelo contato com agentes alérgenos, como poeira, poluição, mofo e pêlos de animais.
Diagnóstico
O diagnóstico do resfriado é clínico e realizado com base nos sintomas. Muitas pessoas confundem resfriado com gripe, por isso é importante identificar cada uma para saber como se prevenir.
Prevenção
Para o resfriado não existe vacina. Mas algumas medidas simples do dia a dia ajudam a diminuir o contágio. Tais como: lavar bem as mãos, cobrir a boca e nariz quando for espirrar, manter ambientes bem ventilados e evitar contato com pessoas resfriadas.
Tratamento
O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde mais próximo e não tomem medicamentos por conta própria, como os antigripais. O médico poderá diagnosticar corretamente os sintomas de gripe, resfriado ou rinite.
Qual médico devo procurar?
Os especialistas que podem te ajudar a diagnosticar a gripe de um resfriado são:
- Clínico geral
- Otorrinolaringologista.
Importante: Somente os médicos especialistas podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em nosso material possuem caráter apenas educativo.
Quer saber mais sobre as doenças respiratórias?
Para esclarecedor todas as dúvidas sobre as doenças respiratórias , preparamos um conteúdo especial. Faça aqui o download do eBook!
Marque agora a sua consulta!
Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende a sua consulta com a Vizar! Atendemos em Belo Horizonte e região metropolitana.
Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro gratuito: clique aqui!