Aprenda a reconhecer os sintomas do resfriado

Você sabe a diferença entre resfriado e gripe? É comum as pessoas confundirem os dois problemas respiratórios, afinal os sintomas são bem parecidos. Porém, um deles causa maior indisposição nas pessoas e requer maior atenção.

Por isso, é bom ficar atento aos sinais de cada doença para saber quando buscar por um atendimento médico. Principalmente agora com a chegada do tempo frio em que é mais fácil a disseminação de vírus e da ocorrência das doenças de inverno!

 

O que é o resfriado?

O resfriado é uma doença respiratória causada por rinovírus, na maioria das vezes.  Embora confundido com a gripe, os sintomas são mais brandos e duram entre dois e quatro dias.

Em geral, as pessoas apresentam tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A febre é mais frequente em quem está com gripe, no caso de resfriados é pouco comum.

Características:

  • Sintomas leves a moderados.
  • Propaga-se facilmente, principalmente no inverno.
  • Geralmente, pode ser diagnosticado e tratado pela própria pessoa.
  • Não requer exames laboratoriais ou de imagem.
  • Dura poucos dias.

Causas:

O resfriado é também uma infecção viral e pode ser causado por diversos tipos de vírus, sendo os mais comuns o rinovírus.


 

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

O resfriado não costuma trazer tantos riscos para a saúde como a gripe. O sintomas são mais leves e moderados e, normalmente, não inviabiliza as atividades diárias. Já os sintomas da gripe são mais intensos e graves, os quais requerem atenção especial.

 

Rinite e resfriado

Outra doença que também é confundida com o resfriado é a rinite. Essa doença não é transmissível e sim crônica. Pode ser provocada pelo contato com agentes alérgenos, como poeira, poluição, mofo e pêlos de animais.

Diagnóstico

O diagnóstico do resfriado é clínico e realizado com base nos sintomas. Muitas pessoas confundem resfriado com gripe, por isso é importante identificar cada uma para saber como se prevenir.

Prevenção

Para o resfriado não existe vacina. Mas algumas medidas simples do dia a dia ajudam a diminuir o contágio. Tais como: lavar bem as mãos, cobrir a boca e  nariz quando for espirrar, manter ambientes bem ventilados e evitar contato com pessoas resfriadas.

Tratamento

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde mais próximo e não tomem medicamentos por conta própria, como os antigripais. O médico poderá diagnosticar corretamente os sintomas de gripe, resfriado ou rinite.

Qual médico devo procurar?

Os especialistas que podem te ajudar a diagnosticar a gripe de um resfriado são:

Importante: Somente os médicos especialistas podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em nosso material possuem caráter apenas educativo.

Quer saber mais sobre as doenças respiratórias? 

Para esclarecedor todas as dúvidas sobre as doenças respiratórias , preparamos um conteúdo especial.  Faça aqui o download do eBook!

Marque agora a sua consulta!

Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende a sua consulta com a Vizar! Atendemos em Belo Horizonte e região metropolitana.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro gratuito: clique aqui!

 

8 de maio, 2018|

Cadastre-se em nossa newsletter.

Receba dicas, novidades e muito mais: