Se você deseja levar uma vida mais saudável, praticando uma modalidade intensa e dinâmica, o CrossFit é ideal para você. Confira a nossa matéria e entenda todos os benefícios do CrossFit para o seu corpo!

O que é o CrossFit?

Criado nos Estados Unidos, no início dos anos 2000, pelo treinador da Califórnia, Greg Glassman, o CrossFit é uma modalidade de treino que combina movimentos de ginástica, levantamento de peso e atletismo, com o propósito de trabalhar, em alta intensidade, a flexibilidade e coordenação motora, resistência muscular, força, equilíbrio e potência.

O CrossFit também tem como objetivo o emagrecimento e a definição muscular, já que sua intensidade trabalha todas as partes do corpo.

Quem pode praticar?

De acordo com especialistas, o CrossFit é indicado para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico.

As academias costumam oferecer turmas formadas por, no máximo, 20 pessoas, de modo que cada rendimento individual possa ser melhor avaliado pelos profissionais responsáveis. Obviamente, a metodologia se adapta de acordo com a idade do praticante.

Como são as aulas de CrossFit?

As aulas de CrossFit são conhecidas por seu dinamismo, uma vez que diversos movimentos diferentes são utilizados durante a sua prática. Assim, o CrossFit não possui um programa fixo. O que você treinar em um dia não será a mesma coisa nas próximas aulas.

O treinamento possui movimentos funcionais e modernos, e prepara o corpo para atividades de rotina, como sentar, levantar uma cadeira ou subir escadas. As aulas possuem sessões que variam de 40 e 60 minutos, e são divididas em três fases:

1ª. Alongamento e aquecimento: os movimentos são leves e alguns deles inspirados na ginástica olímpica. Flexão de braços e agachamentos, por exemplo, são algumas atividades realizadas na primeira fase.

2ª. Técnica ou still: com duração média de até 20 minutos, a segunda fase consiste em atividades com bolas, cordas, barras e argolas.

3ª. Workout of the Day (WOD): considerado a parte mais intensa da aula, o Workout of the Day, ou treino do dia, possui séries de exercícios desenvolvidos para aumentar a força e a resistência, como abdominal na barra e levantamento de peso.

Quais são os benefícios do CrossFit?

Dentre os inúmeros benefícios oferecidos pela prática do CrossFit, destacam-se:

. Aumento de resistência muscular;
. Melhora a flexibilidade;
. Promove a perda de peso;
. Reduz o estresse;
. Excelente como treino preparatório para atletas;
. Melhora na capacidade respiratória e cardiovascular;
. Definição do tônus muscular;
. Aumento da agilidade e coordenação.

 

Fim da rotina

Como os programas mudam a cada semana, o CrossFit foge da rotina e da monotonia. A variedade de exercícios torna a variação do treino bastante atraente para quem não curte fazer as mesmas sequências de exercícios.

O CrossFit queima quantas calorias?

Com o trabalho corporal bastante intenso que atua em todas as partes do corpo, o gasto calórico também se torna muito grande.

Segundo alguns estudos, é possível eliminar de 800 a 1500 calorias durante um treino com aproximadamente 60 minutos.

Não se esqueça de realizar uma consulta médica antes de iniciar qualquer atividade física, bem como procurar profissionais qualificados para te orientar na prática do CrossFit. Gostou da nossa matéria? Deixe o seu comentário abaixo nos contando o que achou do CrossFit!