Mas para aproveitar todas as vantagens que as lojas virtuais têm a oferecer, alguns cuidados devem ser tomados para que a compra pela internet não vire uma enorme dor de cabeça. Confira as nossas dicas de segurança e boas compras!

O site é seguro?

Fique atento se o site possui dados blindados. Verifique se existe o desenho de um cadeado localizado no canto esquerdo de onde você digita o nome do site. Busque por referências em sites como reclameaqui, buscapé e E-bit para saber o histórico de reclamações relacionadas ao atendimento, devoluções, formas de pagamento e entrega. A reputação da loja é um ótimo filtro para te auxiliar a comprar na internet com segurança!

De onde acessar?

Não utilize computadores de locais públicos como lan houses, bibliotecas, etc. Muitos desses locais não possuem recursos de segurança, tornando possível a presença de malwares que podem capturar suas informações pessoais. Além disso, é extremamente importante evitar a compra de redes Wi-Fi abertas, uma vez que seus dados podem ser interceptados.

O que preciso saber sobre a empresa?

Telefone de contato, endereço e CNPJ são alguns dos dados que deverão estar disponíveis no site da empresa. Fique atento e, caso ainda se sinta inseguro, entre em contato através de algum canal de comunicação oferecido pela empresa.

Desconfie de ofertas exorbitantes

Valores incríveis ou que estão muito abaixo da média podem ser cilada, o que pode significar fraude ou qualidade duvidosa do produto. Com isso, você também poderá ter problemas com a garantia da sua compra.

Conheça a política de compra e privacidade da empresa

Você poderá entender como a empresa faz suas entregas, como funciona o seu sistema de devolução e ressarcimento de mercadorias, bem como prazos de entregas.

Saiba tudo sobre o produto

Leia todas as características do produto, pesquise em sites concorrentes e compare com outras marcas. Certos produtos possuem registro em órgãos específicos, como telefones celulares e tablets.

Guarde todos os dados da compra

Confirmação do pedido, número de protocolo, comprovante de pagamento. Guarde todos os passos que comprovam que você efetuou sua compra, inclusive os e-mails de confirmação.

Mantenha o seu computador ou dispositivo móvel seguro

Atualize o seu antivírus, sistema operacional e até mesmo navegador para manter a máquina ou smartphone livre de vírus, trojans e spywares que rondam a internet diariamente.

Mesmo que você seja extremamente cauteloso, alguns problemas ainda poderão ocorrer. Portanto, pesquise muito antes de decidir comprar pela internet.

É importante também que você conheça os seus direitos e procure informações nas várias entidades de auxílio ao consumidor como o Procon. Se interessou por nossas dicas? Possui mais alguma sugestão de segurança para comprar com segurança na internet? Fique à vontade para deixar nos comentários!