Um dos itens que as pessoas não costumam dar muita importância são os pneus. Responsáveis pela segurança e conforto ao volante, o uso correto dos pneus possui algumas recomendações para que a sua vida útil seja maior e para que também o motorista ganhe em segurança. Confira agora alguns cuidados essenciais que você deve ter com os pneus do seu carro!

Os pneus devem ser calibrados periodicamente

Antes de calibrar, consulte o manual do fabricante para descobrir a calibração ideal do seu veículo, já que varia para cada modelo. Os pneus devem ser calibrados de 15 em 15 dias ou sempre que o veículo for abastecido.

Com isso, o veículo ganha mais estabilidade e segurança, além também de aumentar a durabilidade dos pneus.

Faça o alinhamento e balanceamento do veículo

O alinhamento contribui para uma melhor dirigibilidade em retas e curvas, assim o carro não desvia ou “puxa” para os lados durante a frenagem. Outro ponto importante é que o alinhamento possibilita o desgaste regular dos pneus e melhora a sua estabilidade, aumentando a economia do combustível.

Outra dica é fazer o rodízio dos pneus de forma periódica, sempre seguindo, é claro, as especificações do fabricante do veículo.

Mantenha a manutenção preventiva do veículo em dia

Levar o veículo para fazer revisão somente quando o mesmo apresenta algum problema é um grave erro que a maioria das pessoas comete. O recomendado é fazer a revisão periódica do seu veículo para assegurar de que está tudo ok, principalmente se tratando dos pneus.

Molas e amortecedores, rolamentos, freios e rodas influenciam diretamente na durabilidade dos pneus. Escolha uma boa oficina mecânica e faça a manutenção preventiva do seu veículo!

Dê atenção ao peso do seu veículo

Mais um detalhe que passa despercebido pelos motoristas, quando você trafega com muito peso no veículo existe o risco de deformar os pneus, além de causar diversos problemas, como na suspensão e embreagem, por exemplo.

O ideal é evitar andar com o veículo em sua capacidade máxima sempre se lembrando de fazer a manutenção preventiva!

Sim, andar com pneus desgastados é infração de trânsito

Mais um bom motivo para andar com os pneus em bom estado é o fato de andar com pneus desgastados ser considerado infração grave, rendendo 5 pontos na CNH, além de multa de R$ 195,23.

Se o estado dos pneus estiver muito ruim e o veículo trafegando em condições perigosas, o agente poderá reter o seu veículo.

Não se esqueça do estepe! É importante usá-lo no rodízio dos pneus para que, caso necessário fazer a troca dos pneus, o veículo não sofra tanto com a falta de balanceamento em relação aos outros pneus. E se você utilizou o estepe, lembre-se de comprar um novo para substituí-lo. Não ter pneu reserva também é infração com multa. O que achou das nossas recomendações? Gostou? Compartilha com a gente a sua opinião!