Se você quer conhecer alguns cuidados simples para evitar acidentes no trânsito, confira abaixo algumas dicas que preparamos para você!

1 – Mantenha a manutenção do veículo em dia

É bastante comum as pessoas se preocuparem com a revisão apenas quando o veículo começa a apresentar algum tipo de problema. A questão é que a manutenção previne acidentes e pode sair bem mais barata do que um acidente.

Escolha uma boa oficina mecânica e respeite os prazos das manutenções preventivas para manter o seu veículo seguro e em bom estado.

2 – Cuidado com a troca de pista

Diariamente, inúmeros acidentes acontecem no trânsito devido à troca de pista, já que as pessoas estão trafegando cada dia mais com muita pressa e pouca atenção. Por isso, a dica é sempre olhar pelos retrovisores externos e internos, e também sinalizar com a seta.

Vale lembrar que mudar de pista sem sinalizar é uma infração de trânsito, além de ocasionar o risco de batidas e fechadas.

3 – Celular e volante não combinam

Em novembro de 2016, as multas de trânsito para quem for flagrado dirigindo e manuseando o telefone celular tiveram um reajuste considerável.  A infração, antes considerada média, passou a ser gravíssima, passando de R$ 130,16 para R$ 293,47.

De acordo com estatísticas, quando mexemos no celular ou estamos em uma ligação durante o trânsito, nossa atenção no que acontece ao nosso redor se perde, aumentando o risco de acidentes.

4 – Mantenha uma distância segura

Você já deve ter visto muitos motoristas “colando” o carro no outro, principalmente durante as tentativas de ultrapassagens. Por essa razão, é recomendado manter a chamada distância de tráfego mínima, que se trata de uma distância de segurança de geralmente dois carros imaginários.

Manter esse espaço garante que, caso aconteça alguma emergência, você consiga fazer uma manobra para evitar um possível acidente.

5 – Respeite os limites de velocidade

Além de fazer você gastar muito mais combustível do que se estivesse trafegando em uma velocidade mais baixa, andar em alta velocidade aumenta o risco de acidentes, já que o tempo para você tentar se salvar de alguma situação perigosa é reduzido.

Antes de uma via ter o seu limite máximo determinado, diversas pesquisas são feitas para identificar as condições da pista e o fluxo de veículos, por exemplo.

6 – Cuidado com o ponto cego

Consideradas áreas de não-visibilidade dos motoristas, os pontos cegos dos retrovisores são responsáveis por diversos acidentes diariamente, pois os motoristas costumam não dar tanta atenção a essas áreas.

A dica é, antes de fazer uma manobra ou mudar de pista, olhar mais de uma vez em cada espelho para se certificar de que não há nenhum carro se aproximando.

7 – Esteja bem quando for dirigir

Bebidas alcoólicas, estresse e cansaço são grandes vilões ao volante, já que podem influenciar e comprometer o seu reflexo e atenção no trânsito, aumentando o risco de acidentes ou situações perigosas.

Antes de dirigir, analise se você está se sentindo bem e confortável. Caso não esteja, peça para que um amigo dirija ou vá de táxi!

E não se esqueça de usar o cinto de segurança! Comece a aplicar as nossas dicas ao seu dia a dia e aumente a sua segurança no trânsito. Percebeu como é simples evitar acidentes? Se tiver mais alguma recomendação, deixa aqui pra gente!