Confira agora algumas soluções simples e incríveis para acabar com a falta de memória, concentração e cuidado com uma das partes mais importantes do nosso corpo: o nosso cérebro!

Comece dormindo bem

Pesquisas apontam que a falta de sono pode prejudicar o desempenho do cérebro, causando alteração da concentração, memória, humor e até irritabilidade.

Por isso, um adulto precisa de, em média, sete a oito horas de sono por dia para manter o funcionamento da mente em perfeito estado. Para aproveitar uma boa noite de sono e descansar bem, evite alimentos pesados, cafeína ou álcool antes de dormir.

Aprenda coisas novas

A dica é exercitar o cérebro a partir de algo diferente. Você pode aprender a tocar um instrumento novo, falar uma nova língua, jogar xadrez ou ler um livro.

O cérebro precisa de estímulos e novidades para mantê-lo saudável para as tarefas do dia a dia. Se você deseja potencializar suas capacidades mentais, invista até mesmo em atividades simples do seu cotidiano, como fazer um trajeto diferente para casa, por exemplo.

Alimentação influencia muito

Uma boa dieta reflete muito no estado do seu cérebro. Alguns alimentos são responsáveis por manter o seu desempenho afiado e bem poderoso.

Vitaminas E, C, do complexo B, Ômega 3, Ferro, Fósforo e Zinco são alguns exemplos de substâncias ideais para o seu cérebro. Alimentos, como azeite, feijão, grãos integrais, nozes, frango, verduras, legumes e frutas vermelhas são aliados de um cérebro saudável.

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Faça exercícios físicos

A harmonia entre corpo e mente é fundamental para aumentar a qualidade de vida e, principalmente, do seu cérebro.

A questão não é a intensidade, mas a regularidade. Atividades físicas reduzem o nível de estresse e ansiedade, colaborando para o bem-estar do seu cérebro, além de prevenir doenças, como a demência. O aumento do humor e motivação também são benefícios conquistados através de exercícios físicos.

Meditar também funciona

Pesquisas comprovam que a meditação altera a estrutura cerebral, combate o estresse, alivia a dor, melhora nosso sistema imunológico e também a capacidade de concentração.

Portanto, aproveite os efeitos positivos da meditação: escolha um ambiente tranquilo e aconchegante, coloque roupas confortáveis, feche os olhos e concentre-se apenas em sua respiração, inspirando e expirando lentamente. Os resultados são incríveis!

Faça da leitura um hábito

Mesmo com tantas informações circulando, seja através do Facebook ou sites de notícias, não há nada como uma boa leitura de livros, revistas ou jornais para beneficiar o seu cérebro.

Além de estimular a memória, a criatividade e a imaginação, estudos comprovam que a leitura ajuda no desenvolvimento da inteligência e concentração, e ajudam a manter uma mente jovem e sadia.

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Nada de estresse

A correria e as preocupações do cotidiano são inimigas do seu cérebro, podendo levar a insônia, ansiedade e até mesmo depressão.

A dica é encontrar o relaxamento ideal para a sua mente. Socialize mais, faça exercícios, seja otimista, sorria com mais intensidade, descanse bem, pratique meditação. As possibilidades para evitar o estresse são muitas!

Não existe nenhuma fórmula mágica para manter o cérebro afiado. Basta criar a harmonia entre nossas dicas para aproveitar todos os benefícios de uma mente ativa e em boa forma.

Curtiu as nossas dicas? Se tiver mais alguma sugestão incrível, deixa pra gente nos comentários!