Para te ajudar a preservar o meio ambiente a partir de sua própria casa, selecionamos algumas dicas imperdíveis para você aplicar o conceito de sustentabilidade. Pratique pequenas atitudes que farão grande diferença em sua saúde e para a natureza. Confira a seguir!

Recicle sempre!

A dica é manter dois cestos de lixo em casa: um para os orgânicos e outro para os recicláveis. No caso dos lixos recicláveis, separe-os da seguinte forma: plástico, papel, vidro e metais.

Antes de descartar os lixos, busque informações com a prefeitura de sua cidade sobre os roteiros e horários de coleta seletiva.

Reduza o consumo de energia

Alguns eletrodomésticos consomem menos energia, sendo aqueles com o selo tipo “A” considerados os mais econômicos.

Outra dica é não deixar roupas atrás da geladeira com o propósito de secá-las mais rápido. Fazer isso aumenta bastante o consumo. Apague a luz quando não estiver no cômodo, não deixe TV’s ou computadores ligados caso não esteja usando, e escolha lâmpadas LED ao contrário das comuns.

dicas incríveis de sustentabilidade para sua casa - Reduza o consumo de energia

Produtos “amigos” do meio ambiente

Os chamados produtos eco-friendly, ou amigavelmente ecológico, são conhecidos por serem produzidos de forma que possam impactar menos o meio ambiente.

Produtos de limpeza, beleza, higiene e vestuário feitos de maneira sustentável já podem ser encontrados em mercados.

Economia de água é fundamental

Você pode utilizar uma caixa de água e canos para criar um sistema de reaproveitamento de água de chuva. Além de economizar na conta de água, você colabora – e muito – com o meio ambiente.

Otimizar o tempo no banho – desligando o chuveiro ao se ensaboar -, desligar a torneira ao lavar as mãos, fazer a barba e escovar os dentes, e procurar por vazamentos na sua casa também ajudam a reduzir o consumo de água.

Vai pintar a casa? Use tintas ecológicas

Para fugir das tintas convencionais, que contêm toxinas e alguns componentes considerados cancerígenos, as tintas ecológicas são uma excelente alternativa para ajudar o meio ambiente.

A tinta de terra e a tinta de cal, consideradas ecológicas e naturais, não possuem materiais perigosos em sua composição. Apesar desse tipo de tinta possuir prazo de validade menor quando comparadas às industrializadas, seus benefícios para a saúde e o meio ambiente são bem maiores!

dicas incríveis de sustentabilidade para sua casa - Vai pintar a casa

Captação de energia solar

Não pense que para ter um aquecedor solar caseiro é preciso fazer altos gastos. É claro que existem sistemas caros, mas outras opções mais em conta também podem ser encontradas e implementadas em sua casa.

De acordo com dados, a energia solar pode gerar economia que varia entre 50% e 95%, dependendo de vários fatores, é claro, como a média de consumo mensal e os preços da energia.

Consuma alimentos orgânicos

Produtos orgânicos são ótimos para a saúde por não possuírem pesticidas, antibióticos ou metais pesados. Além de oferecer qualidade de vida, o consumo desses alimentos promove a melhoria ambiental, pois suas técnicas de cultivo não danificam o solo devido à ausência de agrotóxicos sintéticos ou fertilizantes químicos.

Outro benefício para o meio ambiente é a biodiversidade promovida por esse tipo de produção. Como não existem agrotóxicos, o solo é conservado e diversos animais, como pássaros e insetos, por exemplo, são preservados.

O que achou das nossas dicas? Ideias simples como essas fazem toda a diferença para você e para o meio ambiente. Comente abaixo a sua opinião!