Tenha uma dieta saudável para uma vida equilibrada!

Você  acha que tem uma dieta saúdável e tem disposição para as tarefas do seu dia a dia?  Ou normalmente não consegue resistir as delícias da culinária?
Saiba que o que a gente come influencia em muita coisa em nossa rotina! 

O melhor dessa vida é poder comer sem culpa e o que a gente gosta, não é verdade? Para isso acontecer de forma saudável e equilibrada a melhor dica é a reeducação alimentar!
Para te ajudar a cuidar da sua saúde o acompanhamento de um especialista pode ser essencial! Vem ver com a gente como um nutrólogo pode te ajudar!

 

Você sabe a diferença entre um nutrólogo e nutricionista?

Geralmente, quando pensamos em alimentação aliada à saúde, o profissional que nos vem à mente é o nutricionista, certo? Ele também desempenha um papel importante na promoção de hábitos alimentares saudáveis. Mas, o nutrólogo vai um pouco além e os dois especialistas se tornam complementares!

O especialista em nutrologia trabalha com a reeducação alimentar de maneira individualizada, pois analisa o paciente como um todo. Para isso, considera o seu metabolismo, estado físico, histórico familiar e demais informações relevantes para a medicina.

A nutrologia vem se tornando uma das áreas mais importantes da medicina. Não é à toa que a ciência tem feito inúmeras descobertas sobre como os alimentos influenciam na nossa saúde. O nutrólogo é o profissional que nos orienta quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar.

Nutrologia a serviço do seu bem-estar e saúde

A consulta com um Nutrólogo não precisa ser motivada apenas por algum problema de saúde. As pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável também podem procurar pelo especialista.

Veja só onde o Nutrólogo pode atuar

  •   Nutrição preventiva: Auxilia a melhora da qualidade da alimentação e de vida das pessoas possíveis alterações no estado de saúde
  •   Nutrição na terceira idade: Devido a uma maior dificuldade de digestão, absorção de nutrientes e, até mesmo, de mastigação de determinados alimentos, é recomendável o acompanhamento de um Nutrólogo
  • Nutrologia Esportiva: Os adeptos a  prática de atividades físicas precisam de acompanhamento nutricional para avaliar seu gasto de energia e desempenho. Alguns exercícios geram alto gasto de energia metabólica e, por isso, demandam uma dieta especial.

Conheça as doenças que devem ser acompanhadas pelo nutrólogo

O médico Nutrólogo, além de atuar na prevenção e promoção da saúde, também trata pacientes com doenças de origem nutricional. Separamos as principais para você entender melhor:

Obesidade e sobrepeso: O Nutrólogo auxilia o paciente sobre o melhor tratamento para controle e/ou redução do peso e dos sintomas relacionados a problemas metabólicos.

Distúrbios alimentares: Pacientes que sofrem com transtornos ligados à alimentação, como bulimia e anorexia, também precisam do acompanhamento de um Nutrólogo. Nestes casos é recomendado o acompanhamento de um Psiquiatra.

Doenças crônicas: Pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, também podem se beneficiar do tratamento com o Nutrólogo. A dieta adequada pode ajudar no controle dessas patologias, além de oferecer uma qualidade de vida muito melhor.

Doenças metabólicas: doença celíaca, intolerância à lactose e outros problemas ligados ao metabolismo, podem ser tratados a partir de ajustes dietéticos, além de medicamentos.

Fique atento a alguns sintomas!

Os cuidados com a saúde devem ser constantes. Como vimos, o Nutrólogo auxilia na prevenção e tratamento de diversas doenças:

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Problemas cardíacos;
  • Cansaço;
  • Perda de memória;
  • Diminuição do desejo sexual (libido);
  • Depressão;
  • Osteoporose;
  • Insônia e demais problemas relacionados ao sono;
  • Perda de concentração
  • Fraqueza muscular.

Precisa de uma ajuda para cuidar da sua alimentação?

Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende sua consulta agora com a Vizar! Oferecemos os melhores especialistas, com desconto especial e comodidade! Atendemos em Belo Horizonte e região metropolitana.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!