Elimine o efeito sanfona da sua vida

Diariamente somos expostos a padrões de beleza impostos pela mídia que podem nos deixar frustrados sobre os nossos corpos. Com isso, quem tem uns quilinhos a mais começa a ter uma visão crítica de sua imagem. 

Muitas pessoas acabam seguindo dietas da moda para alcançar o “corpo perfeito”. Receitas fáceis de adquirir na internet que prometem resultados milagrosos em pouquíssimo tempo. 

Para conscientizar, então, as pessoas sobre os riscos de restrição alimentar sem acompanhamento de um profissional, preparamos este post! 

 

 

Dieta das proteínas

Também conhecida como dieta do Dr. Atkins, a dieta das proteínas propõe a redução drástica do consumo de pães, massas, doces e outros açúcares. Por outro lado, libera a ingestão de carnes vermelhas, ovos, maionese, manteiga e outras gorduras em geral.

O problema dessa restrição de carboidratos é que a proibição do consumo de frutas e vegetais causa deficiência de vitaminas e sais minerais. Sem falar que o excesso dessa ingestão pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares.

Dieta do tipo sanguíneo

Esta dieta foi criada por um médico americano e limita a ingestão de alimentos conforme o tipo sanguíneo das pessoas. Os alimentos são categorizados em benéficos, neutros ou nocivos e cada tipo sanguíneo teria uma alimentação específica.

O grande problema é que não há comprovação científica da eficácia deste método e ele restringe grupos de alimentos importantes que podem levar a carência de nutrientes. Além disso tudo, ela não foi adaptada à culinária brasileira.

Dieta da Lua

Para os mais crédulos, a dieta da Lua afirma que – assim como sobre as marés, o corpo celeste atua sobre os líquidos do nosso corpo. Então, sempre que a Lua mudar de fase, o adepto deve ficar 24 horas se alimentando apenas de líquidos.

O problema desta dieta é, principalmente, o perigo da proibição dos alimentos sólidos nas mudanças das fases da Lua, pois as calorias fornecidas são muito baixas. Isso geralmente acarreta fraqueza, tonturas e dores de cabeça.

Dieta ou reeducação alimentar?

 

As dietas podem cumprir o objetivo de perder peso de maneira rápida, porém os riscos para a saúde e o famoso efeito sanfona são enormes. O segredo para o emagrecimento saudável é a reeducação alimentar! Uma nutrição saudável deve se tornar um hábito, assim como a prática de atividade física regularmente.

Orientação profissional

A adoção de qualquer tipo de dieta deve ter a orientação de um especialista, nutricionista e/ou nutrólogo. A busca por um corpo magro e saudável está diretamente ligado a uma reeducação alimentar e mudanças de hábito em longo prazo.

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