Você gosta de soltar pipa?

Os ventos mais fortes nesta época do ano são bastante convidativos para soltar papagaio. Você já deve ter notado uma movimentação maior nas ruas por conta da criançada animada para empinar pipas.

Mas….o risco da brincadeira está na competição no céu. Com um material cada vez mais cortante nas linhas para derrubar outras pipas,  quem passa por perto fica exposto ao perigo e corre risco de vida. Pedestres, ciclistas e motoqueiros devem ficar atentos!

 

Férias escolares

Com a proximidade das férias escolares, as crianças têm mais tempo pra gastar a energia nas brincadeiras com os amigos. Mas é bom ficar de olho se ela gosta de soltar uma pipa na rua. O uso de cerol e linha chilena ainda é utilizado por muitas pessoas, e pode provocar acidentes graves.

Prática ilegal

Lembramos que a prática de soltar papagaios e pipas com cerol ou linha chilena é ilegal.  Todos devem se conscientizar sobre o perigo que podem expor outras pessoas por conta de uma brincadeira perigosa. Além disso, o cerol pode danificar a fiação da rua e causar interrupções de energia no bairro.

Lugar ideal para soltar pipas

As principais recomendações para soltar papagaio de forma segura são em lugares abertos e bem longe da rede elétrica, aeroportos, estradas e lajes de casas.  Parques e praças são excelentes opções!

Confira alguns cuidados:

  • Se a pipa ficar presa, não suba em telhados, postes ou torres.
  • Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol (mistura de cola com caco de vidro).
  • Não use canos ou bambus para tentar recuperar o papagaio.
  • Solte pipa sem rabiola, para que ela não fique presa no fio por causa da rabiola;
  • Tenha cuidado com a circulação de carros, vá para lugares tranquilos.
  • Não utilize papel laminado, pois o risco de choque elétrico é grande.
  • Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos.

Precisa marcar uma consulta ou exame? Faça o seu cadastro no Vizar Beta e agende o seu atendimento: clique aqui!