Saúde da mulher

Como anda os cuidados com a sua saúde? Sabemos que as tarefas diárias tomam um grande tempo da sua rotina – seja no trabalho, estudos ou em casa. Porém, as pequenas pausas para cuidar da sua saúde são essenciais para prevenir possíveis complicações e doenças.

 

 

Em cada fase, cuidados específicos!

Nenhuma mulher é igual a outra não é mesmo? Cada corpo possui suas particularidades para ser cuidado. E o check-up é essencial para manter a saúde  de todas em dia! Quanto antes ele for feito, maiores são as chances de se buscar por tratamento adequado. Confira os exames que devem ser feitos para cada faixa de idade!

Da primeira menstruação até os 30 anos

Mesmo que não tenha tinha a primeira relação sexual, mas já tenha menstruado, a mulher precisa ir ao ginecologista para saber se está tudo bem com seu corpo. O ideal é que vá pelo menos uma vez ao ano, e faça os seguintes exames de rotina:

  • Exame das mamas: Identifica os nódulos mamários para a prevenção do câncer de mama. Mulheres que possuem histórico na família precisam ter atenção redobrada!  
  • Papanicolau e exame pélvico: Estes exames são indicados para a prevenção do câncer do colo de útero. Este tumor é uma das principais causas de morte entre as mulheres.
  •  Exames de sangue:  É indicado para avaliação clínica dos níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos, função renal e hormônios tireoideanos.

A partir dos 30 anos de idade

A partir dos 30 anos de idade a mulher deve começar a ter um cuidado maior com seu sistema reprodutivo. Pois, as chances de câncer de mama e de colo do útero aumentam. São realizados os mesmos exames dos 20 e poucos anos, porémsão adicionados novos testes.

  • Mamografia: A mamografia é indicada após os 35 anos. Mas quem tem histórico na família deve estar atento sempre.
  • Radiografia de tórax: É indicada, principalmente, para pacientes que fumam.

A partir dos 40 anos

A partir dessa idade, as mulheres devem começar a se preocupar com a menopausa e com a osteoporose. Além dos exames indicados, entre os 20 e 30 anos, é preciso fazer:

  • Densitometria óssea: Este exame ajuda a identificar a osteoporose.
  • Testes de perfil hormonal: Devem ser realizados por mulheres que estão com a menstruação irregular, devido a proximidade da menopausa.
  • Ecografia pélvica e transvaginal: Esses exames avaliam os ovários e verificam a presença de cistos, endometriose, pólipos ou miomas.
  • Exame proctológico: É indicado, principalmente, para as mulheres quem tem histórico na família de câncer no intestino.

A partir dos 50 anos

A partir dessa idade os cuidados devem ser redobrados para checar a saúde. Além dos exames citados nas outras faixas etárias, é preciso avaliar a presença de diabetes, hipertensão arterial e osteoporose.  Veja os exames recomendados:

  • Densitometria óssea: O reumatologista é o profissional recomendado para realizar o acompanhamento da osteoporose e doenças reumáticas.
  • Exame de fundo de olho: avalia o grau de comprometimento das artérias e lesões provocadas pelo diabetes e pela hipertensão arterial.
  • Exames de sangue: Identifica o colesterol completo e a glicemia para diagnosticar a  diabetes.

E aí,  vamos marcar agora os exames que você precisa?

Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende sua consulta com a Vizar! Oferecemos os melhores especialistas, com desconto especial e comodidade! Atendemos em Belo Horizonte e região metropolitana. =)

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!