Como identificar uma Fake News? 

Você já foi vítima de uma Fake News? Se não foi, parabéns! Você é uma pessoa precavida e verifica a fonte das informações antes de compartilhar em grupos de whatsapp.

Infelizmente, nem sempre isso acontece. Muitas pessoas acreditam em uma notícia falsa e replicam em grupos de família e amigos, como tem acontecido com o vírus gripe. Para que você fique atento sobre as notícias que recebe, separamos algumas dicas importantes. Confira!

 

O que são Fake News?

Uma Fake News é uma informação falsa, que rapidamente se espalha entre as pessoas. Ainda mais em tempos de redes sociais, como o whatsapp, twitter e facebook. Em poucas horas uma notícia falsa pode tomar uma proporção alarmante.

O objetivo de uma Fake News é, normalmente, criar uma polêmica em torno de uma situação. E por ter um teor apelativo e dramático acaba atraindo a atenção das pessoas, por falta de mais conhecimento sobre o assunto.

Quais são os boatos sobre a gripe?

Separamos alguns boatos que tem circulado nas redes sociais sobre a gripe e causando receio sobre as formas de prevenção.

Novo vírus da gripe

Você recebeu informações no whatsapp de que há um novo vírus da gripe circulando no país e causando muitas mortes? Cuidado, essa informação é falsa!

O Ministério da Saúde esclarece que os únicos vírus que circulam no país são o influenza A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. Não existe A cepa “H2N3” da influenza, como o divulgado nas redes sociais causando alarde.

Vacina contém mercúrio e causa autismo

Há um boato que corre nas redes sociais que a vacina contra a gripe influenza é perigosa porque contém mercúrio. Segundo pesquisa, não há dados que indiquem que o Thimerosal usado nas vacinas tenha causado autismo. Portanto, essa informação é inverídica e vacina é a forma mais segura de prevenção.

Governo só vacina parte da população para gastar menos

Existem grupos de risco que estão mais susceptíveis a sofrerem complicações, devido a baixa imunidade. Por este motivo são o foco das campanhas de vacinação contra a gripe. O motivo não está ligado ao baixo custo de prevenção.

Vacina é a melhor forma de prevenção contra a gripe!

A vacinação é uma das melhores formas de prevenção do vírus da gripe. Fique de olho na Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza e confira se você faz parte do grupo de risco. Cuide-se!

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro gratuito: clique aqui!