Porém, algumas dicas para você vender o seu carro de forma segura devem ser seguidas, sempre com a intenção de evitar futuras dores de cabeça. Se você está pensando em vender o seu veículo, confira agora o guia imperdível que preparamos para você vender o seu carro de forma segura.

Se for anunciar na internet

O poder da internet em alcançar várias pessoas é enorme. Mesmo com todas as possibilidades, alguns cuidados básicos devem ser tomados para que você não tenha problemas.

Não informe dados de identificação do veículo, CRLV ou nem mesmo os seus dados particulares no anúncio. É importante também não divulgar a placa do seu veículo ao publicar as fotos em sites de venda.

 

Apresente o seu veículo em locais movimentados

Alguns erros que os vendedores costumam apresentar é mostrar o veículo em casa ou em locais mais desertos, abrindo margem para roubos.

A dica é marcar o encontro em locais públicos e de grande movimentação de pessoas. Se for possível, leve um amigo com você.

Pagamento em espécie

Outro erro bastante comum é o vendedor aceitar o pagamento do valor em dinheiro na rua. Caso o pagamento seja em dinheiro, aceite somente dentro de uma agência bancária.

Assim, você poderá efetuar o depósito imediatamente antes de entregar o veículo ou os documentos de transferência.

Faça uma revisão completa

Para gerar confiança e segurança, faça uma revisão completa dos principais itens do carro. Lubrificantes, freios, alinhamentos e amortecedores são exemplos do que devem estar em boas condições de uso.

Não se esqueça de guardar a nota fiscal para apresentar futuramente ao interessado por seu veículo.

Não permaneça com a responsabilidade

Após concretizar a venda, isente-se de multas e qualquer outra responsabilidade que esteja relacionada ao veículo.

Para isso, preencha o CRV – certificado de registro de veículo – com todos os dados do novo proprietário. É importante também tirar cópias do documento.

Pense no visual

Ninguém vai querer comprar um veículo mal cuidado, não é mesmo? Faça uma lavagem completa, polindo e higienizando por dentro também.

Bancos, tapetes e revestimentos internos devem ser lavados e apresentar bom estado para encantar o comprador.

Mantenha o carro original

Outra dica muito importante é manter o carro original, evitando o uso de acessórios, como aerofólios, adesivos, entre outros.

Mesmo que você tenha investido muito dinheiro, itens que não são originais costumam influenciar bastante no valor de venda do veículo.

Não esconda os problemas do veículo

Outro erro bastante comum ocorre quando o veículo possui pequenos defeitos e o vendedor tenta escondê-los, gerando problemas futuros.

Seja sincero. Caso o seu veículo tenha alguns problemas, e no momento da venda você não tenha condições de fazer os reparos, informe ao possível comprador e ofereça pequenos descontos.

Trate bem os interessados

Mesmo que a pessoa entre em contato apenas para pesquisar, nunca é demais tratar com educação e se apresentar disponível.

É extremamente importante cuidar do seu veículo, inclusive da pintura, para valorizá-lo durante a venda. Se o seu caso é comprar um carro usado, leia esse post!

Alguns cuidados básicos podem fazer toda a diferença para tornar a sua venda mais segura e tranquila. Caso tenha mais alguma dica, deixe o seu comentário.