Doenças no sangue são diagnosticadas pelo Hematologista

Você sabe quais são os tipos de doenças encontradas no sangue? A hemofilia é uma delas, e caracteriza-se por um distúrbio na coagulação no sangue. Quando alguém se machuca, por exemplo, costuma sangrar mais que o normal.

Para tratá-la e melhorar o bem estar do paciente, o médico responsável é o hematologista. Este profissional realiza o diagnóstico e tratamento da anemia e de outras doenças no sangue. Para conhecer melhor a sua atuação, vem conferir este post!

 

Por que se consultar com um Hematologista?

O Hematologista é o médico que estuda e trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos. Geralmente, a necessidade de se consultar com esse especialista só é constatada por outro médico, como o clínico geral.

Após o encaminhamento adequado, o hematologista faz o diagnóstico por meio de exames específicos de sangue e dá início ao tratamento com o paciente.

Quando procurar pelo especialista?

Alguns sintomas são comuns nas doenças relacionadas ao sangue. Listamos algumas que merecem atenção especial e ajuda de um hematologista:

  • Manchas roxas frequentes na pele;
  • Tromboses;
  • Linfonodos (gânglios linfáticos) inchados;
  • Fadiga e mal-estar;
  • Palidez e icterícia (coloração amarelada na pele e nos olhos).

Algumas doenças tratadas pelo especialista

As doenças no sangue podem ser hereditárias ou adquiridas em algum momento da vida. Veja quais são:

Anemia:  A anemia pode ocorrer devido à deficiência de nutrientes, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Quando o paciente é diagnosticado com anemia é preciso investigar a sua causa, pois ela serve como um alerta.

Anemia falciforme: É uma doença genética e hereditária, mais predominante em negros. Caracteriza-se pela deformação dos glóbulos vermelhos, que adquirem o formato de foice. Por terem sua membrana alterada, rompem-se mais facilmente, causando a anemia.

Hemofilia: Doença hereditáriacaracterizada por sangramentos, lentidão no processo de coagulação sanguínea, hematomas, dores e inchaço nas articulações. Se não for tratada adequadamente, pode levar à morte.

Talassemia: Doença hereditária, também conhecida como anemia do mediterrâneo. Pode causar a deformação dos glóbulos e diversos problemas funcionais no organismo, entre elas o déficit de crescimento e deformidades ósseas faciais.

Leucemia: É um tipo de câncer que afeta a medula óssea, responsável pela produção de células sanguíneas. Há vários tipos de leucemia, mas todos ocorrem devido a uma alteração genética, adquirida durante a vida.

Precisa de ajuda para cuidar da saúde?

Não deixe os cuidados com a sua saúde de lado! O tratamento e acompanhamento por um especialista é muito importante.

Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende agora a sua consulta com a Vizar! Atendemos em Belo Horizonte e região metropolitana.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro gratuito: clique aqui!