Hipertensão: causas e tratamento
Você conhece alguém que tem pressão alta? Provavelmente sim! A hipertensão arterial atinge um em cada três brasileiros e é muitas vezes uma doença silenciosa. Por conta disso, a pessoa só descobre a doença quando ela já causou algum dano ao organismo.
Somente com ações preventivas e exames periódicos é possível realizar o controle e tratamento. Em homenagem ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de Abril, preparamos este post para conscientizar sobre a doença.
O que é a hipertensão?
Segundo o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a doença acontece quando a nossa pressão está acima do limite considerado normal, 12/8.
A hipertensão pode provocar um desgaste das artérias e nos principais órgãos irrigados por elas, como: coração, cérebro, rins, olhos. A hipertensão não controlada funciona como um acelerador do envelhecimento das artérias e de todo o organismo.
Tratamento
Um hipertenso que não busca por tratamento tem uma redução na expectativa de vida de até 16,5 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde. A qualidade de vida também é afetada e a pessoa pode sofrer infarto, derrame, aneurisma, insuficiência cardíaca e renal, entre outros problemas de saúde.
A doença tem cura?
Cerca de 10% das causas da doença podem ser eliminadas com tratamento adequado. Muitos hipertensos que conseguem perder peso têm sua hipertensão controlada e muitas vezes eliminada. A grande maioria necessita de uso contínuo de medicamentos.
Posso praticar atividade física?
O exercício físico faz parte do tratamento da hipertensão. Os melhores exercícios são os aeróbios, como caminhadas, corridas, ciclismo ou natação. O importante, no caso dos hipertensos e cardiopatas, é ter uma orientação médica baseada em exames específicos e na avaliação clínica.
Como identificar os sintomas?
A hipertensão é uma doença silenciosa, com isso a maioria das pessoas não sabe que é hipertenso. Quando descobrem é porque a doença já causou algum dano aos órgãos do corpo. Por isso, a importância de adotar hábitos saudáveis e realizar exames de acompanhamento.
Quais podem ser as causas da doença?
- Hereditariedade
- Obesidade
- Estresse
- Excesso de sal
- Má alimentação
Como é realizado o diagnóstico?
Para diagnosticar a hipertensão basta medir a pressão regularmente. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.
Qual médico devo procurar?
O cardiologista é o responsável por tratar a hipertensão. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, de acordo com o seu histórico.
Precisa de ajuda para cuidar da saúde?
Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende agora a sua consulta com a Vizar! Atendemos em Belo Horizonte e região metropolitana.