Hipertensão: causas e tratamento

Você conhece alguém que tem pressão alta? Provavelmente sim! A hipertensão arterial atinge um em cada três brasileiros e é muitas vezes uma doença silenciosa. Por conta disso, a pessoa só descobre a doença quando ela já causou algum dano ao organismo.

Somente com ações preventivas e exames periódicos é possível realizar o controle e tratamento. Em homenagem ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de Abril, preparamos este post para conscientizar sobre a doença.

 

 

O que é a hipertensão?

Segundo o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a doença acontece quando a nossa pressão está acima do limite considerado normal, 12/8.

A hipertensão pode provocar um desgaste das artérias e nos principais órgãos irrigados por elas, como: coração, cérebro, rins, olhos. A hipertensão não controlada funciona como um acelerador do envelhecimento das artérias e de todo o organismo.

Tratamento

Um hipertenso que não busca por tratamento tem uma redução na expectativa de vida de até 16,5 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde. A qualidade de vida também é afetada e a pessoa pode sofrer infarto, derrame, aneurisma, insuficiência cardíaca e renal, entre outros problemas de saúde.

A doença tem cura?

Cerca de 10% das causas  da doença podem ser eliminadas com tratamento adequado. Muitos hipertensos que conseguem perder peso têm sua hipertensão controlada e muitas vezes eliminada. A grande maioria necessita de uso contínuo de medicamentos.

Posso praticar atividade física?

O exercício físico faz parte do tratamento da hipertensão. Os melhores exercícios são os aeróbios, como caminhadas, corridas, ciclismo ou natação.  O importante, no caso dos hipertensos e cardiopatas, é ter uma orientação médica baseada em exames específicos e na avaliação clínica.

Como identificar os sintomas?

A hipertensão é uma doença silenciosa, com isso a maioria das pessoas não sabe que é hipertenso. Quando descobrem é porque a doença já causou algum dano aos órgãos do corpo. Por isso, a importância de adotar hábitos saudáveis e realizar exames de acompanhamento.

Quais podem ser as causas da doença?

  • Hereditariedade
  • Obesidade
  • Estresse
  • Excesso de sal
  • Má alimentação

Como é realizado o diagnóstico?

Para diagnosticar a hipertensão basta medir a pressão regularmente. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

 

Qual médico devo procurar?

O cardiologista é o responsável por tratar a hipertensão. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, de acordo com o seu histórico.

Precisa de ajuda para cuidar da saúde?

Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende agora a sua consulta com a Vizar! Atendemos em Belo Horizonte e região metropolitana.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro gratuito: clique aqui!