Cardiologista: uma das especialidades mais importantes

Que tal cuidar melhor da sua saúde, hein?   A Vizar está com a campanha “Coração Saudável” para estimular a procura por um cardiologista de forma preventiva. Afinal, está sempre em tempo de melhorar nossos hábitos para viver com mais qualidade de vida.



Queremos conscientizar a todos sobre a importância da consulta com o especialista. Principalmente, aqueles que fazem parte do grupo de risco e possuem mais de 40 anos, no caso das mulheres, e mais de 30 anos, no caso dos homens.  

 

 

As doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo. Por isso, é tão importante que todos fiquem atentos aos fatores de risco e realizem consultas periódicas ao médico, façam os exames necessários e, se for o caso, busquem  por tratamento adequado.

Então, dá uma olhadinha abaixo em alguns cuidados que você não pode ignorar!  

Principais sintomas de problemas coração

Independente da sua idade e se você faz parte ou não do grupo de risco,  é preciso ficar atento aos seguintes sinais:

  1. Falta de ar ao realizar pequenos esforços ou em repouso;
  2. Batimentos do coração muito rápidos ou mais lentos do que o habitual;
  3. Dores no peito durante atividades físicas ou em momentos de tensão;
  4. Desmaios frequentes;
  5. Inchaço nas pernas, tornozelos e pés ao final do dia;
  6. Suor frio repentino;

Ressaltamos que nem sempre os problemas cardíacos apresentam sinais claros, por isso a importância das consultas regulares. Por isso, não espere sentir todos os sintomas acimas para procurar por um  médico, ok?

Principais exames para coração

O cardiologista é o médico responsável por solicitar diferentes exames para avaliar a saúde do seu coração. Veja quais são os principais:

  • Eletrocardiograma: é um exame inicial para avaliar o funcionamento do coração e serve para avaliar o ritmo cardíaco;
  • Ecocardiograma: é como se fosse um ultra-som do coração e serve para avaliar a funcionalidade do coração. Detecta imagens do coração durante a atividade e é capaz de revelar sopros cardíacos, presença de tumores, insuficiência cardíaca e muito mais;
  • Teste ergométrico: é um teste de esforço usado para observar alterações da pressão arterial ou ritmo cardíaco durante a realização de algum esforço. Normalmente é feito em esteiras ou bicicletas.
  • Ressonância magnética: é uma técnica que é utilizada para obter imagens do coração e do tórax.

Cuide de você e de quem você ama! 

E aí,  está precisando marcar uma consulta ou exame com um cardiologista? Entre em contato com a Vizar pelo telefone (31) 3360 – 9044. Atendemos em BH e região metropolitana. 

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!