Exame de Eletrocardiograma 

Qual foi a última vez que você fez um check up do seu coração? Cuidado hein… as doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo. É sempre bom tirar um tempinho para realizar os exames de rotina e se certificar que está tudo bem.

Infelizmente, nós temos a mania de marcar um médico somente quando estamos doentes. Principalmente os homens, viu? Então, precisamos mudar este mal hábito urgente.  E a Vizar está aqui para te ajudar nessa tarefa! Vem com a gente!

 

Para que serve o exame de eletrocardiograma?

Para começar, queremos que você entenda a importância do eletrocardiograma na sua vida.  O exame ECG é realizado para registrar os batimentos do seu coração.

Através dele é possível observar possíveis problemas, como arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias ou infarto do miocárdio. O exame também é solicitado pelo cardiologista para acompanhar a melhora ou piora de doenças.

Como é feito o exame?

O ECG padrão é muito rápido, dura em torno de 5min. A pessoa fica em repouso e é aplicado um gel no tórax da pessoa e outros membros para a colocação dos eletrodos, que estão ligados ao aparelho que efetua o registro. 

Há também  o ECG de esforço, conhecido como teste ergométrico. Neste tipo de exame o teste é realizado enquanto o paciente faz algum tipo de exercício físico em esteira ou bicicleta.  A atividade física começa mais lenta e fácil, e se intensifica gradualmente.

Outra forma do exame é a monitorização de ECG ambulatorial. Neste caso, um dispositivo registra a atividade cardíaca do paciente durante 24 horas.

 


O que o exame pode identificar?

O eletrocardiograma pode ser solicitado em uma consulta de rotina, como o check-up. Através deste exame é possível detectar algumas doenças, tais como:

  • Arritmias cardíacas
  • Infarto agudo do miocárdio
  • Inflamação das paredes do coração
  • Sopro cardíaco
  • Parada cardíaca

Periodicidade do exame

O exame deve ser executado periodicamente, dependendo da faixa etária e do seco. Recomenda-se que mulheres acima de 50 anos e homens a partir dos 40 anos façam o ECG uma vez por ano.

Agende a sua consulta com a Vizar

Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende agora seu cardiologista com a Vizar.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!