Faz bem te VER bem!

Qual foi a última vez que você foi ao oftalmologista? Não espere sentir um desconforto na vista para cuidar da sua saúde! O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento adequado e prevenção de doenças oculares.

Um problema de vista pode prejudicar o rendimento no trabalho e atividades simples no dia a dia. Se você tem sentido dor de cabeça após uma leitura, dificuldades para enxergar as coisas ou está com a visão embaçada, procure por tratamento. Veja abaixo algumas recomendações!

 

Conheça as doenças que podem levar à cegueira

Catarata: Entre os principais sintomas dessa doença está a visão embaçada e sensibilidade à luz. Se não foi tratada a tempo, pode evoluir para a perda da visão. A principal causa da catarata é o envelhecimento, mas também existem casos em crianças. 

Glaucoma: O glaucoma é uma doença grave e silenciosa que pode levar à cegueira. Quem tem diabetes e hipertensão arterial deve ter a atenção redobrada e cuidados especiais com a alimentação.

Degeneração macular: Provoca perda no campo de visão, por conta do comprometimento da retina. A visão turva é um dos principais da doença, e a cirurgia pode ser uma opção.

Retinopatia diabética: É causada por danos aos vasos sanguíneos e a glicemia é um fator de risco. Entre os sintomas está os borrões na visão, áreas escuras e dificuldades para distinguir as cores.

Como identificar um problema de visão?

Separamos abaixo alguns sintomas que podem indicar problemas de visão. Na dúvida, sempre procure por um oftalmologista para que sejam realizados exames específicos.  

  • Dificuldades em ler, seja de perto ou de longe. 
  • Pisca muitas vezes por conta de olho seco.
  • Sensibilidade exagerada à luz. 
  • Dores de cabeça durante ou após a leitura, ou após exposição à TV ou computador.
  • Tonteiras.

Entre os problemas relacionados a visão, está a miopia (dificuldade para enxergar de longe), a hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto) e o astigmatismo (visão turva). 

A exposição à TV pode causar danos à visão?

Estamos cada vez mais conectados em nossos celulares, computadores e TV’s. Mas é preciso controlar o tempo de exposição a essas tecnologias para não causar sérios danos a nossa visão. A Síndrome Visual está associada ao uso do computador e o agravamento da miopia e da hipermetropia.

Hábitos alimentares e saúde ocular

É fundamental incluir no cardápio alimentos ricos em vitaminas A, C e E, ômega 3, para uma visão saudável. Peixes, frutas, ovos, azeite virgem são ótimas opções!

Recomendações:

  • Mantenha uma dieta saudável equilibrada; 
  • Evite ingerir açúcar em excesso e produtos industrializados;
  • Vigie outras doenças que aumentam o risco de degeneração macular, como pressão arterial elevada;
  • Faça regularmente um check up da vista.

Exames oftalmológicos

Muitos problemas de saúde ocular podem ser revertidos, se diagnosticados e tratados precocemente. O tratamento vai depender do problema e situação de cada paciente. Por isso a importância de consultas de rotinas periódicas.

Marque agora a sua consulta!

Vamos marcar o seu oftalmologista? Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende com a Vizar! Atendemos em Belo Horizonte e região metropolitana.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro gratuito: clique aqui!