Uma alimentação saudável, rica em legumes e verduras, deve estar presente todos os dias em nossas vidas, fornecendo o equilíbrio do bom funcionamento do organismo com a prevenção de doenças, além de combater a obesidade. Conheça agora os benefícios de algumas verduras e legumes, e comece a incluir essas maravilhas no seu cardápio!

Abóbora

Rica em betacaroteno, vitamina C, E, B, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Também é uma ótima fonte de gorduras insaturadas e zinco.
Benefícios: Reduz a possibilidade de doenças cardiovasculares, derrames, câncer e doenças oculares.

Alface

Fonte de vitamina A, K, potássio, fósforo, carotenóides e manganês.
Benefícios: Auxilia no processo digestivo e previne doenças oculares, câncer e infecções.

Batata

Fonte de vitamina B, C, E e K, além de ser altamente rica em ferro, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês.
Benefícios: Melhora a eficiência do cérebro, diminui a pressão alta, alivia os cálculos renais, e ajuda a manter o intestino saudável.

LEGUMES E VERDURAS: ENTENDA A IMPORTÂNCIA PARA SUA SAÚDE - cenoura

Beterraba

Rica em vitamina A, K, B1, B2, B5, B6, B9, C e E, ferro, cobre, potássio, cálcio e magnésio.
Benefícios: Além de prevenir doenças cardiovasculares, o envelhecimento precoce, câncer de fígado, pele e pulmão, também diminui a pressão alta e controla o colesterol.

Brócolis

Rico em vitamina A, C, B1, B2, B6, K, e fibras alimentares. Possui minerais como o cálcio, ferro, zinco e magnésio.
Benefícios: Evita doenças do coração, úlceras e gastrites. Também atua na prevenção às doenças relacionadas com envelhecimento.

Cenoura

Rica em vitamina A, C, K, betacaroteno, luteína e zeaxantina, cálcio e potássio.
Benefícios: Anti-envelhecimento, melhora a visão, protege a pele dos danos do sol, limpa os dentes e a boca, e evita o acidente vascular cerebral.

LEGUMES E VERDURAS: ENTENDA A IMPORTÂNCIA PARA SUA SAÚDE - alface

Couve-flor

Fonte de vitamina C, K, B-6, B1, B2, B3 e E. Também possui minerais como o magnésio, potássio, cálcio e manganês.
Benefícios: Promove a saúde cerebral e do coração, alivia a indigestão, estimula a desintoxicação do organismo, e regula o funcionamento digestivo.

Espinafre

Rico em vitamina A, B1, B2, B3, C, K, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, magnésio, cloro, silício e ferro.
Benefícios: Atua no combate ao câncer, à pressão alta, e na prevenção de doenças cardiovasculares. Também combate a osteoporose, aterosclerose e hipertensão.

Quiabo

Fonte de vitamina A, B, C, E e K, possui também minerais como o zinco, ferro, cálcio, magnésio e potássio.
Benefícios: Auxilia a digestão e perda de peso, combate à diabetes, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, combate a catarata e cegueira noturna, e também ajuda na prevenção da anemia.

Rúcula

Fonte de cálcio, ferro, magnésio, fibras, fósforo, potássio, vitamina A e C.
Benefícios: Ajuda a combater substâncias cancerígenas, previne infecções, gripes e resfriados.

Enfim, ingerir legumes e verduras é garantir os melhores benefícios para a sua saúde, mas é importante variar o consumo, já que cada alimento possui suas propriedades que os tornam ricos em determinados nutrientes. Gostou do artigo? Deixe o seu comentário!