Novembro Azul: cuidados com a saúde masculina

Vamos falar sobre a saúde dos homens? O mês de novembro é considerado o mais importante para conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O exame preventivo, infelizmente, ainda é um tabu entre o público masculino.

É importante que todos se mobilizem  e que, se possível, as mulheres deem aquele empurrãozinho para que seus maridos, filhos ou irmãos procurem por um especialista! =)

 

O que é o câncer de próstata?

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é um dos mais frequentes entre os homens. Fica atrás somente do câncer de pele entre esse público masculino.

O câncer de próstata, normalmente, cresce de forma lenta e não dá sinais claros. Já em outros casos, pode crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos, levando a morte.

A doença é confirmada após a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por especialista.

Fatores de risco para o câncer de próstata

Entre os fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver o câncer de próstata, estão:

Idade: A cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, 9 tem mais de 55 anos.

Histórico de câncer na família: Quem tem histórico de câncer na  família – pai, avô ou irmão, fazem parte do grupo de risco e deve ficar atento.

Sobrepeso e obesidade: O risco de câncer de próstata é maior em homens acima do peso.

 

Sinais  e sintomas da doença:

  • dificuldade de urinar
  • sangue na urina
  • diminuição do jato de urina
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

Exames para diagnosticar o câncer de próstata:

Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir a doença está presente ou não, é importante que o homem faça dois exames iniciais:

Exame de toque renal: o médico avalia o tamanho, forma e estrutura da próstata, introduzindo o dedo por uma lubrificada do reto. Esse exame exige palpar as partes posterior e lateral da próstata.

Exame PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Níveis altas dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

 

Exames de rotina:

 

 

Confira quais são exames periódicos são essenciais para o homem:

  • Verificação da pressão arterial
  • Hemograma completo e testes de urina
  • Teste de glicemia, para prevenção de diabetes
  • Atualização da carteira vacinal
  • Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC

Cuide da sua saúde!

Se você ou alguém da sua família está precisando marcar uma consulta médica ou exame, liga pra gente!  (31) 3360-9044.  Estamos à disposição para ajudar e oferecer o apoio que você precisa!

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!