Bom, quem cuida de casa sabe que deixar as roupas impecáveis é uma tarefa que exige tempo e muito cuidado, mas convenhamos: tempo é algo que nos falta hoje em dia, não é verdade?

A boa notícia é que existem alguns truques simples e especiais para deixar suas roupas macias e bem cuidadas. Se você não abre mão de ter as roupas com aquele cheirinho delicioso e bem limpinhas, confira agora as super dicas que preparamos para você!

#1. Limpe bem o guarda-roupa

Não pense que basta lavar as roupas com cuidado, deixá-las bem perfumadas e jogá-las no guarda-roupa que vai ficar tudo certo. Nada disso! É preciso criar o ambiente perfeito para conservar as roupas por muito mais tempo.

Limpe o guarda-roupa e os armários pelo menos de 3 em 3 meses, sendo que a limpeza nas regiões mais úmidas deve ser feita mensalmente. Utilize sabonete neutro ou sabão de coco em um paninho e limpe bem o local. Retire o excesso com um pouco de água e use um pano seco para finalizar.

Ah, outra dica legal: deixe as portas do armário e as janelas do local abertas durante, no mínimo, duas horas por dia para ventilar!

#2. Separe cada peça de roupa

Antes de mais nada, existe uma ótima prática que poucas pessoas fazem ou se esquecem de fazer: separar cada peça de roupa. E quando fazem, geralmente separam apenas por cor, quando o certo é separá-las também por tipo de tecido!

Malha, tecido fino, brim, jeans, algodão, sintéticos. Selecione cada tipo de tecido e depois separe por cor e grau de sujeira (sim, dependendo do estado da sujeira, o esforço e cuidado deverão ser maiores na hora de limpar).

Baldes ou bacias com o sabão em pó ou liquido bem diluído devem ser preparadas para receber as peças com mais sujeira, que deverão ficar de molho por 20 minutos.

#3. Use cada produto de forma inteligente

Para retirar as sujeiras, o detergente em pó é uma excelente alternativa. Use a quantidade recomendada pelo fabricante para cada número de peças e nível de sujeira. É fortemente recomendado não usar o produto diretamente na roupa seca para não manchar.

Mais um produto para deixar as roupas limpas e cheirosas, o amaciante também possui suas medidas de utilização específicas e também não deve entrar em contato direto com a roupa seca. O conselho é usar meia tampa de amaciante para cada 5 kg de peças de roupas.

#4. Não deixe os produtos entrarem em conflito

Você já usou 2 fragrâncias de perfume ao mesmo tempo? Então você percebeu que isso não dá nem um pouco certo! Com os produtos utilizados para lavar as roupas é exatamente a mesma coisa. Cada produto possui uma fragrância específica, por isso o ideal é tentar utilizar o mesmo aroma em todo o processo de lavagem.

Encontre a fragrância que agrade a todos da família e procure uma linha de produtos que possui esse mesmo perfume em todos os itens.

#5. Assim que terminar de lavar

Se o ciclo de lavagem chegou ao fim, corra para pendurar as peças de roupa e faça, de preferência, ao ar livre e ao sol, para evitar com que os ambientes fechados carreguem as peças com um cheiro de umidade que não é nada agradável.

Outra dica de ouro para manter as roupas limpas e cheirosas é não guardar as peças até que elas estejam completamente secas.

#6. Passe as roupas borrifando fragrâncias

É comprovado: com o calor do ferro, os perfumes “colam” no tecido e aumentam sua duração, deixando as roupas com aquele cheirinho irresistível por muito mais tempo. Agora que você já entende a importância de passar as roupas para manter o seu perfume, aí vai uma dica para intensificar ainda mais o aroma!

Use um borrifador para fazer uma mistura com água, algumas gotas de essência (pode ser amaciante também) e borrife na roupa enquanto estiver passando as peças.

Percebeu como basta ter muito cuidado e carinho no momento de cuidar das roupas para deixar as peças perfumadas, macias e super limpas? Cadastre-se em nossa newsletter para ficar por dentro de mais matérias como esta!