Outubro chegou e com ele chega também o importante movimento mundial Outubro Rosa. Ele tem como objetivo conscientizar, principalmente as mulheres, da importância da prevenção do câncer de mama por meio do autoexame e da mamografia.

Quando diagnosticado precocemente o câncer de mama tem 90% de chance de cura e por isso a prevenção é extremamente importante na luta contra esta doença que atinge 1 a cada 15 mulheres brasileiras.

O câncer de mama é mais comum entre mulheres entre 50 e 60 anos, mas a mamografia, exame indicado para diagnosticar a doença é indicada para mulheres a partir dos 40 anos. Já o autoexame é indicado para mulheres de todas as idades porque é importante que qualquer mudança no corpo seja notada de forma rápida pois as chances de cura se tornam infinitamente melhores.

Você quer cuidar da sua saúde com qualidade? CLIQUE AQUI e cadastre-se GRATUITAMENTE!

Principais sinais e sintomas

Inchaço de toda ou parte de uma mama;

– Inversão do mamilo;

– Inchaço do braço;

– Alterações do tamanho ou forma da mama;

– Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;

– Coceira frequente na mama ou no mamilo;

– Saída de líquido anormal das mamas;

Estes são apenas alguns sinais e eles podem variar de pessoa para pessoa. O mais indicado é que você tenha uma boa conversa com o ginecologista para que ele possa explicar todos os sintomas detalhadamente. É importante que você peça para ele ensinar também a maneira correta de fazer o autoexame.

 

Outubro Rosa: tudo o que você precisa saber para prevenir o câncer de mama - #outubro rosa

 

Passo a passo para fazer o Autoexame

1) Fique de pé em frente ao espelho e observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas.

2) Levante os braços e observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas.

3) Agora deite na cama e com a mão direita apalpe a mão esquerda fazendo movimentos circulares suaves apertando levemente com a ponta dos dedos. Repita o mesmo procedimento com a mão esquerda

4) No banho com a pele molhada eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda sobre a mama direita estendendo até a axila. Depois faça o mesmo com a mama esquerda.

O autoexame é para verificar se existe algum nódulo. Então caso você encontre alguma alteração com o exame ou perceba alguns dos sintomas citados acima você deve procurar o médico imediatamente. Lembrando sempre que o autoexame não substitui o exame clínico e nem a mamografia.

Dados e estatísticas do câncer de mama no Brasil e no mundo

– O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil;

– A doença afeta 1 em cada 15 mulheres brasileiras;

– Os avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama elevaram as chances de cura para 90% quando descoberto no início;

– 30% dos casos são diagnosticados em estágios mais avançados, quando o índice de cura é baixo;

– Mundialmente, este é o segundo tipo mais frequente de tumor entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano;

– Dieta saudável e atividades físicas podem evitar 28% dos casos de câncer de mama;

– Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres;

Conseguiu perceber como uma simples prevenção pode influenciar no tratamento do câncer de mama? Através do autoexame e mamografia feitos no momento certo é possível aumentar a chance de cura em 90%.

Você já fez o autoexame este mês? Já fez o acompanhamento clínico com sua ginecologista? Se você tem mais de 40 anos, já fez a mamografia? A Vizar está aqui justamente para ajudar você a cuidar da sua saúde, seja com informações tão importantes como essa ou com dicas de alimentação saudável, benefícios das atividades físicas e muito mais.

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares pois dessa forma você também pode ajudar a salvar uma vida. Ah, e não deixe de usar a #outubrorosa para que essa campanha continue ganhando cada vez mais força e que a conscientização da prevenção se torne uma rotina na vida das mulheres.

#curiosidade:  saiba quais são as vacinas mais importantes para os seres humanos