Com a economia do país inconstante, muitos preferem a primeira opção para economizar mais ainda no orçamento doméstico e juntar aquela graninha. Pode parecer bastante simples, mas lavar o seu veículo exige muito cuidado e atenção para evitar alguns problemas, como riscos na pintura, por exemplo.

Para você lavar o seu carro de forma prática e impecável , criamos um passo-a-passo simples para você aprender de uma vez por todas. Confira agora as nossas dicas!

Use sempre produtos adequados

Basta uma rápida ida ao supermercado para encontrar diversas opções de produtos específicos para cada parte do carro. Vale lembrar que alguns produtos, como sabão em pó ou detergente podem prejudicar a pintura do seu veículo ou, até mesmo, causar manchas, por isso é importante utilizar produtos especiais para a linha automotiva.

Escolha um shampoo próprio para automóveis ou sabão neutro. Ao optar pelas luvas de lavagem, escolha as feitas com lã natural ou microfibra. Na hora de secar o seu carro, as toalhas de algodão ou microfibra são ideais para não danificar a pintura.

Antes de começar a lavar

Defina tudo o que você vai precisar e coloque ao seu alcance para evitar interrupções durante a lavagem. Estacione o carro na sombra e aguarde a carroceria esfriar, assim você evita que o sabão e a água sequem e deixem manchas na pintura.

Feche os vidros do carro e retire os tapetes para lavá-los. A dica para lavar os tapetes é utilizar apenas água e depois deixá-los secar naturalmente.

Lave por partes

A recomendação é sempre lavar por partes e de cima para baixo. Comece pelo teto, depois vidros, capô, laterais e por último as rodas. Fique atento para não deixar a água secar enquanto estiver ensaboando, pois isso poderá manchar a pintura.

Jogue bastante água na lataria do veículo e confira se todas as partes estão molhadas. Dilua o shampoo automotivo na água e, seguindo a recomendação de começar de cima para baixo, espalhe suavemente pelo teto, depois pelos vidros e assim por diante. Enxague e repita o processo, se você achar que não foi o suficiente.

Não se esqueça de lavar a sujeira do pano ou da esponja constantemente para evitar com que essa sujeira seja espalhada no momento da lavagem.

passo-a-passo simples para aprender a lavar seu o carro corretamente - lave por partes

E como devo secar?

A recomendação é usar toalhas de microfibra, silicone ou algodão. Com o carro longe dos raios solares, utilize um pequeno rodo para retirar os excessos de água do teto, capô e porta-malas, caso seja necessário.

Pegue a toalha, pressione sobre a carroceria e arraste de forma bem delicada. Se desejar, outra forma de secar é pressionando a toalha sobre a superfície molhada para absorver a água sem o risco de arranhar a pintura do seu veículo.

Com os pneus limpos, utilize o pretinho, que se trata de um silicone para deixá-los com a aparência de novo e bem conservados.

Por dentro do carro

Comece aspirando o interior do veículo, incluindo cantos e partes internas das portas. No painel, utilize um pano úmido e limpe a sujeira acumulada. Já nos compartimentos, porta-copos e volante, use o aspirador de pó ou um pano.

Basta seguir essas dicas para deixar o seu carro limpo e seguro de danos durante a lavagem. Conta para a gente o que você achou das nossas recomendações!