Trata-se de um momento muito significativo no desenvolvimento humano, ainda que não seja algo obrigatório. Tanto que é cada vez maior o número de jovens de 24 a 34 anos que ainda vivem com os pais. E esta realidade é cada vez mais comum principalmente devido à falta de um planejamento financeiro adequado.

Por isso, se você quer pretende deixar o ninho e bater suas próprias asas, é importante se ligar nas informações a seguir abaixo para se planejar financeiramente com responsabilidade e não fazer feio.

A estabilidade profissional é o primeiro passo

Quando você mora com seus pais, é muito comum que não se preocupe com as contas ou com o valor do supermercado. No entanto, a vida adulta não é só liberdade de poder ver televisão na sala até tarde ou deixar as roupas dependuradas no box do banheiro. Para conseguir sair da casa dos pais, porém, é importante que você tenha estabilidade financeira.

Mas é preciso ter paciência. Isso porque a estabilidade financeira, geralmente, só vem acompanhada da estabilidade profissional. Por isso, pode ser inteligente ficar mais tempo sob o teto dos pais, até que a sua carreira profissional se consolide. Se a sua convivência com eles for tranquila, isso não deve ser um problema.

O conforto nem sempre é imediato

Ainda que você tenha adquirido uma estabilidade profissional e já tenha rendimentos suficientes, sair da casa dos pais pode vir a não ser o que você esperava. E é muito simples entender isso. Basta colocar na ponta do lápis todas as responsabilidades de alguém que mora sozinho. Relacionar os possíveis gastos com luz, água, telefone, aluguel ou prestação do financiamento da casa e IPTU, entre outras, podem exigir com que você abra mão de algumas coisas.

Neste aspecto, é preciso pensar que talvez você não possa custear a manutenção de um carro. Ou ainda, por algum tempo não poderá viajar com a mesma frequência que antes. As saídas para a balada e reuniões com amigos também podem representar uma economia considerável para conseguir arcar com todas as despesas de morar sozinho.

Seguindo estas dicas, economizar pneus deixará de ser uma meta e será uma realidade na sua vida, afinal, trata-se de um dos cuidados básicos para manter seu carro impecável. Assim como curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram te manterá por dentro de diversas dicas, não só para economizar pneus.