Conjuntivite: veja como cuidar da saúde dos seus olhos!

O calor é bom para pegar uma praia ou piscina, não é mesmo? Porém nem tudo é festa… o tempo seco e quente favorece o contágio e disseminação de algumas doenças, e uma delas é a conjuntivite. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, o estado está com o surto da doença neste início de ano. Então, para que você fique atento com os cuidados necessários e evite este incômodo, separamos algumas dicas importantes!

O que é a conjuntivite?

Quem já teve conjuntivite sabe como ela causa um grande incômodo aos olhos. A doença é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho e os sintomas podem durar em média 15 dias.  A conjuntitive pode ser causada por 4 tipos de inflamações, que se diferenciam pela forma de contaminação e sintomas. Veja quais são:

  • Conjuntivite viral: No caso da conjuntivite viral, a pessoa tem a sensação de areia nos olhos, inchaço e um forte lacrimejamento. Para aliviar o desconforto, o tratamento é à base de compressas com água fria e colírios lubrificantes.
  • Conjuntivite bacteriana: A conjuntivite bacteriana também é caracterizada pela vermelhidão, mas a secreção e o inchaço já são mais intensos. O tratamento é feito com colírios e antibióticos.
  • Conjuntivite alérgica: Provoca coceira intensa e muito inchaço. Já a vermelhidão nos olhos e o lacrimejamento não são tão fortes como nos outros tipos. Neste caso, é indicado como tratamento afastar a pessoa do agente que causa a alergia, como poeira e perfume.
  • Conjuntivite tóxica: O tipo menos comum de inflamação é a conjuntivite tóxica, causada por substâncias químicas, fumaça de cigarro, cloro ou poluição.

Veja como se prevenir da conjuntivite!

Algumas hábitos de higiene ajudam a evitar a contaminação de conjuntivite. Confira abaixo as dicas que separamos para você!

 

Precisa de um oftalmologista? Agende agora com a Vizar!

Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende sua consulta ou exame! Com o cartão Vizar Beta você ganha descontos em consultas e exames, além de comodidade no agendamento com o seu médico. Possuímos atendimento em Belo Horizonte e região metropolitana. =)

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!