Prevenção da gripe: cuidados devem ser reforçados com a proximidade do inverno!

Com a chegada do outono, começamos a sentir a queda das temperaturas e o tempo mais fresco. Com isso, muita gente já começa a se sentir mais confortável nesta época do ano e aliviado com o fim do calor, certo?

Porém, é neste período de tempo seco que precisamos redobrar a atenção em relação a algumas doenças. E uma delas é a disseminação da gripe! Veja como se prevenir e quem deve tomar a vacina!

 

Veja a melhor forma de se proteger da gripe!

A gripe é uma doença séria e pode matar! Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação é uma das melhores formas de prevenção do vírus da gripe. Para proteger a população, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza terá início no dia 23 de abril!

O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para 12 de maio. Então, fique de olho nestas datas para comparecer ao posto de saúde mais próximo!

Como eu posso me cuidar?

Além da vacina contra a gripe, alguns hábitos saudáveis podem ajudar a evitar a contaminação, como: higiene das mãos, ingerir vitamina c e realizar exercícios físicos para cuidar do corpo, evitar locais fechados e aglomerações, entre outros.

Veja se você faz parte do grupo prioritário da mobilização!

  •  Crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos incompletos
  •  Gestantes em qualquer idade gestacional
  •  Mulheres com até 45 dias após o parto
  •  Trabalhadores da saúde
  •  Povos indígenas
  •  Pessoas com 60 anos ou mais de idade
  •  Professores
  •  Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, mediante prescrição médica
  •  População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

As pessoas que fazem parte destes grupos de risco possuem maior chance de complicações, devido a própria condição ou doença. Se você não faz parte deste grupo de risco e quer se proteger, pode procurar uma clínica particular.

Já tomei a vacina. Preciso tomar de novo?

Com certeza! Segundo a Vigilância Epidemiológica, a vacina não possui imunidade duradoura e o vírus pode sofrer mutações. Por isso, é importante quer as pessoas se vacinem todos os anos.

A vacina disponibilizada pelo SUS é trivalente, e protege contra os 3 tipos de Influenza: H3N2, o H1N1 e o B.


 

Como identifico os sintomas da gripe?

É comum as pessoas confundirem gripe e resfriado. Ambos têm formas de contágio semelhantes  e ocorrem por meio de secreções liberadas pela pessoa infectada ao tossir, falar ou espirrar.

Mas, no caso da gripe a febre é o sintoma mais intenso, com duração de cerca de três dias. Veja abaixo quais são os principais sintomas:

 

Ao reconhecer os primeiros sintomas de gripe ou resfriado, procure atendimento médico rapidamente para que seja iniciado o tratamento adequado.

Precisa de uma ajuda para cuidar da sua saúde?

Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende sua consulta agora com a Vizar! Oferecemos os melhores especialistas, com desconto especial e comodidade! Atendemos em Belo Horizonte e região metropolitana.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui! 

5 de abril, 2018|

Cadastre-se em nossa newsletter.

Receba dicas, novidades e muito mais: